Caderno Cultural

13 anos do ABCclick

Publicidade Google Ads

Confira sobre os 13 anos do ABCclick; Por Ailton Tenório, 1º Secretário e Sócio Fundador do Fotoclube ABCclick

Em novembro de 2008, 13 anos atrás, eu estava junto com fotógrafo Celso Vick no Parque da Independência, Ipiranga/SP, fazendo uma saída fotográfica conjunta com os alunos de nossos cursos de fotografia, para exercitar a arte fotográfica nos jardins do local, uma prática comum em nossos cursos e oficinas de fotografia. Também conosco muitos ex-alunos de cursos já realizados, que não queriam parar de se reunir com amigos das turmas anteriores.

Foi nesse espírito que sugerimos fundar um fotoclube aqui no ABC Paulista, para reunir todos os interessados. Eu já tinha participado do Fotoclube ASA 1000, nos anos 90, depois fiz parte do Foto Cine Clube Bandeirante junto com o Vick, mas como ficava a sede do Bandeirante na Rua Augusta, nem sempre eu conseguia acompanhar as suas atividades.

Dessa forma, reunir interessados aqui na região foi uma ideia que rapidamente agrupou muitos fotógrafos, amadores ou hobistas, que juntos, assinamos a ATA de fundação do Fotoclube ABCclick, em 8 de novembro de 2008.

Logo no ano seguinte fizemos diversas outras saídas fotográficas, que resultou em nossa primeira exposição coletiva , aberta em 28 de março de 2009 e que reuniu 38 fotografias da cidade de São Caetano do Sul, produzidas por 18 autores. Eram cenas do cotidiano da cidade, fragmentos de suas praças e monumentos, igrejas e parques, em cenas diurnas e noturnas.

Em nossa segunda exposição apresentamos uma mostra de 20 fotografias do centro histórico da capital de São Paulo. Intitulada “Caçadores de Balaustres”, a exposição foi apresentada no Bar e Restaurante Armazém, tradicional recanto de atividades culturais da cidade de São Caetano do Sul. Já a 3ª Exposição do Fotoclube aconteceu no mês de junho de 2009 no “O Pirata – Frutos do Mar e Costelaria”, restaurante tradicional da cidade, penetrando assim em espaços alternativos para mostrar as suas fotografias.

O Fotoclube ABCClick já reunindo na época dezenas de fotógrafos amadores e profissionais da região do Grande ABC, formalizou uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de São Caetano do Sul para registrar os Jogos Abertos do Interior. O resultado dessa parceria foi a exposição fotográfica 73º Jogos em 73 Clicks (4ª exposição coletiva), onde os sócios do ABCclick selecionaram as mais marcantes imagens dos esportistas, do público e das torcidas. Numa ação inédita, o Fotoclube disponibilizou mais de 8.000 imagens em alta resolução na internet de forma gratuita.

O ano de 2009 passou rápido com tantas ações e exposições, como também esses 13 anos de nossa existência. Nesse período já produzimos 11 Semanas de Fotografia, além da realização dos nove Salões Nacionais de Arte Fotográfica e uma Bienal. Fizemos inclusive uma exposição internacional, na Universidade de Salamanca – Espanha, em 2018, com 39 fotos selecionadas, por concurso, de diversos fotógrafos do Brasil.

Ampliamos as ações nas cidades vizinhas, como de Santo André, realizando, divulgado ou apoiando os três Concursos Fotográficos de Parques e Jardins e também realizamos uma Semana de Fotografia em São Bernardo do Campo, em 2018, com um concurso de fotografia da Pinacoteca da cidade. Neste ano de 2021 avançamos para a capital de São Paulo, com duas exposições/concurso em parceria com o Metrô de São Paulo.

Para 2022 já temos o projeto da 12ª Semana de Fotografia de São Caetano do Sul aprovado e estamos na gestação do nosso 10º Salão com novidades importantes, e temos uma Convocatória aberta para nosso novo projeto, o Paranapiacaba – Salamanca.

Hoje temos mais de 50 fotógrafos atuantes, uma boa parte longe de nosso ABC, mas a pandemia nos ensinou que podem estar muito pertos e atuantes, por meio digital. Parabéns ABCclick pelos seus 13 anos de existência e ação cultural no ABC e em diversas cidades do Brasil, por meio de seus associados atuantes.

2015 Saida Fotográfica Igrejas do Centro
2016 Saída Fotográfica ao Joquey Clube
2018 Exposição das fotos do Concurso de Parques e Jardins de Santo Andre
2018 Exposição na Pinacoteca de São Bernardo do Campo
2018 Exposição na Universidade de Salamanca Espanha
2019 Oficina de Fotografia Noturna
2019 Premiação da XXI Bienal em Cores
2021 Assembleia virtual
2008 Reunião de Fundação do ABCclick
2009 Exposição das fotos dos 73 Jogos Abertos do Interior
2009 Exposição de fotos no Restaurante Pirata
2009 Exposição Estação Jovem
2009 Exposição na ACISCS
2009 Saida Fotografica no Centro de São Paulo
2009 Saida Fotografica ppara Paranapiacaba
2010 Ofinca de Fotografia de PET
2010 Palestra com Clicio na 2a Semana de Fotografia
2010 Saída Fotográfica Caçados de Balaustres
2011 Saída Fotografica para Cemiterio da Consolação
2012 Saída Fotografica para Campos do Jordão
2013 Saída Fotografica para bertioga

Confira mais do FotoClube ABCclick

Gostou da nossa matéria “13 anos do ABCclick“?

Assine nossa Newsletter e receba nossas publicações em seu email, fique ligado nas notícias e matérias do jornal assim que estiverem online. Então, aproveite e leia as Últimas Notícias, e também conheça o nosso parceiro Dica App do Dia.

[jetpack_subscription_form subscribe_placeholder=”Digite seu endereço de e-mail” show_subscribers_total=”true” button_on_newline=”true” submit_button_text=”Registrar-se” custom_font_size=”undefinedpx” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”has-undefinedpx-font-size has-text-color has-white-color has-background has-blue-background-color” email_field_classes=”has-undefinedpx-font-size” show_only_email_and_button=”true”]
Publicidade Google Ads