MACRONUTRIENTES, O QUE SÃO?

Eles são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, são os responsáveis por conseguirmos realizar as atividades básicas do dia a dia.
Os macronutrientes são carboidrato, proteína e lipídio (gordura) e eles estão presentes em nossa alimentação de forma natural.

Hoje vou falar do carboidrato que tanta gente tem medo, mas ele é a nossa principal fonte de energia.

Quando restringimos demais o seu consumo podemos causar prejuízos para nosso sistema nervoso, que se alimenta de glicose (um tipo de carboidrato), outros tecidos, como testículos, eritrócidos e alguns tecidos embrionários também dependem da glicose como única ou principal fonte de energia.

Quando não fornecemos nosso organismo a quantidade necessáriade carboidratos, ele vai produzir energia a partir de outros substratos como aminoácidos, glicerol e lactato. Claro que em uma dieta para emagrecimento é interessante a redução pois o corpo vai utilizar a gordura para produção da energia, mas por outro lado se você quer ganhar massa muscular saiba que o tecido muscular também fornece os aminoácidos para serem transformados em glicose, portanto ao restringir os carboidratos você pode comprometer a recuperação e anabolismo muscular.

Tenha uma alimentação balanceada, o equilíbrio é o segredo e você não compromete o bom funcionamento do seu organismo.

About the author

Graduada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, São Paulo, com pós graduação em Alimentos funcionais: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva pela USCS. Atuante na área de Nutrição Clínica Funcional Adulto e Materno Infantil na cidade de Santo André-SP.
Rosângela Lopes da Silva
CRN3- 50764

Meu desejo é contribuir e fazer parte dessa linda transformação que é se tornar uma pessoa com hábitos mais saudáveis, sendo cada pequeno passo nesse sentido uma grande vitória. Para isso pratico uma nutrição que atende às necessidades de cada indivíduo de forma única, tornando a adesão ao plano alimentar algo simples, fácil e prazeroso de seguir.

Rosangela Lopes

Graduada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, São Paulo, com pós graduação em Alimentos funcionais: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva pela USCS. Atuante na área de Nutrição Clínica Funcional Adulto e Materno Infantil na cidade de Santo André-SP. Rosângela Lopes da Silva CRN3- 50764 Meu desejo é contribuir e fazer parte dessa linda transformação que é se tornar uma pessoa com hábitos mais saudáveis, sendo cada pequeno passo nesse sentido uma grande vitória. Para isso pratico uma nutrição que atende às necessidades de cada indivíduo de forma única, tornando a adesão ao plano alimentar algo simples, fácil e prazeroso de seguir.

Faço seu comentário

%d blogueiros gostam disto: