MACRONUTRIENTES, O QUE SÃO?

Eles são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, são os responsáveis por conseguirmos realizar as atividades básicas do dia a dia.
Os macronutrientes são carboidrato, proteína e lipídio (gordura) e eles estão presentes em nossa alimentação de forma natural.

Hoje vou falar do carboidrato que tanta gente tem medo, mas ele é a nossa principal fonte de energia.

Quando restringimos demais o seu consumo podemos causar prejuízos para nosso sistema nervoso, que se alimenta de glicose (um tipo de carboidrato), outros tecidos, como testículos, eritrócidos e alguns tecidos embrionários também dependem da glicose como única ou principal fonte de energia.

Quando não fornecemos nosso organismo a quantidade necessáriade carboidratos, ele vai produzir energia a partir de outros substratos como aminoácidos, glicerol e lactato. Claro que em uma dieta para emagrecimento é interessante a redução pois o corpo vai utilizar a gordura para produção da energia, mas por outro lado se você quer ganhar massa muscular saiba que o tecido muscular também fornece os aminoácidos para serem transformados em glicose, portanto ao restringir os carboidratos você pode comprometer a recuperação e anabolismo muscular.

Tenha uma alimentação balanceada, o equilíbrio é o segredo e você não compromete o bom funcionamento do seu organismo.

Últimos posts por Rosângela Lopes (exibir todos)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.