Os pets e o calor

Estamos nos aproximando das estações mais quentes do ano, e alguns cuidados devem ser tomados com os pets

Os animais possuem poucas glândulas sudoríparas, sendo assim, o controle da sua temperatura é feito pela respiração. Por isso em dias mais quentes é comum que os animais fiquem mais ofegantes.

Algumas raças de cães são mais sensíveis a temperaturas elevadas, principalmente pela dificuldade de perder calor. Animais de pelo longo, de porte grande e cães braquicefálicos podem apresentar problemas na regulação da temperatura.  Cães braquicefálicos são aqueles que apresentam vias áreas curtas, ou seja, cães de focinhos curtos (buldogues, shih-tzu, boxer, pugs), por tal motivo tem mais dificuldade perder calor pela respiração. Para estas raças, aconselhamos evitar passeios nos horários mais quentes do dia. O aumento excessivo da temperatura corporal (hipertermia) pode ocasionar danos irreversíveis à saúde do animal.  Animais com sobrepeso, com doenças cardíacas importantes também devem  seguir as mesmas recomendações.

Sempre devemos avaliar a temperatura do chão (ruas, calcadas. areia) antes de colocar seu pet. Os cães não usam sapatos e suas almofadinhas são suas únicas proteções ao piso quente. Mas elas, assim como nossos pés não suportam o chão quente e podem sofrer queimaduras. Uma dica é sempre colocar seu pé descalço no chão e verificar se a temperatura é suportável.

Animais de pelagens muito claras, animais considerados albinos, ou sem pelos devem receber a aplicação de protetores solares apropriados para pets e indicados pelo veterinário.  Estes produtos irão proteger áreas sensíveis como pontas de orelhas e narinas que sob efeito de radiação solar  podem apresentar lesões como neoplasias.

Em dias quentes sempre leve um suporte com água e ofereça com frequência ao animal. Se ele cansar respeite seu limite e procure um local fresco e com sombra para que ele se recupere.

Dias ensolarados fazem bem a todos, mas sempre com cautela. Aproveitem o passeio!

Sobre a Autora/Autor

Médica Veterinária , Clinica geral de pequenos animias
Mestre em epidemiologia animal e Doutora em Ciências pela Usp.
Desenvolvimento de pesquisas com zoonoses bacterianas e micobaterias, e biologia molecular

Lattes http://lattes.cnpq.br/2427310930264777
Whatsapp (11) 96123-4039

Ana Paula R. Couceiro

Médica Veterinária , Clinica geral de pequenos animias Mestre em epidemiologia animal e Doutora em Ciências pela Usp. Desenvolvimento de pesquisas com zoonoses bacterianas e micobaterias, e biologia molecular Lattes http://lattes.cnpq.br/2427310930264777 Whatsapp (11) 96123-4039

2 thoughts on “Os pets e o calor

  • 18 de setembro de 2020 em 12:05
    Permalink

    Excelente!

    Resposta
    • 18 de setembro de 2020 em 13:04
      Permalink

      Obrigado pela visita, volte sempre. Estaremos sempre buscando apresentar o que há de melhor para nossos leitores 🙂

      Resposta

Faço seu comentário

%d blogueiros gostam disto: