SP celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com programação especial

Entre 21 e 26 de setembro, diversas ações ocorrem com foco na data, que busca dar visibilidade à luta e inclusão desse grupo

Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta segunda-feira (21), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência preparou uma semana de atividades para dar visibilidade e força à luta da pessoa com deficiência.

Além de ser marcado por uma data tão importante, todo o mês de setembro é considerado especial para a inclusão das pessoas com deficiência. Desde 2015, celebra-se o “Setembro Verde”, que visa à conscientização sobre a população com deficiência e seus direitos.

De lives a cursos, passando por websérie e podcast, a programação de atividades acessíveis realizadas pela Secretaria tem como foco dar luz ao tema e levantar a questão da acessibilidade e inclusão.

Banda de Seguranças do Metrô

Iniciando a programação, nesta segunda-feira (21), às 19h, acontecerá a transmissão acessível com o apoio da apresentação da Banda de Seguranças do Metrô. O evento, em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e Memorial da América Latina, será transmitido via Facebook do InclusãoSP e Metrô e contará com a participação do rapper Billy Saga e da cantora Iara Wonder, além de depoimentos de autoridades políticas e da sociedade civil.

Curso EaD de Libras

Nesta terça-feira (22), a Secretaria inicia as aulas do curso de educação à distância (EaD) de Libras em municípios do litoral e interior do estado de São Paulo. Estão contemplados Itanhaém, Jundiaí e Campinas. O objeto é especializar ouvintes na Língua Brasileira de Sinais, principalmente aqueles que realizam atendimento ao público.

Leitura Acessível

Ainda nesta terça-feira (22), às 10h, acontecerá o anúncio da disponibilização de mais livros acessíveis com os recursos de libras, legenda, áudio, imagem e leitura simples. Por meio da live, transmitida pelas redes do Governo de São Paulo, o evento contará com a presença do Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, Secretário de Estado da Cultura, Sergio Sá Leitão, Coordenadora Geral da ONG Mais Diferenças, Carla Mauch mediadora pela Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão

Dia Nacional do Atleta Paralímpico

Celebrando o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, nesta quarta-feira (23), às 15h, será transmitida uma live, nas redes sociais do Governo do Estado, com o atleta paralímpico Daniel Dias. O objetivo é falar sobre a importância do esporte para as pessoas com deficiência e dar visibilidade aos atletas paralímpicos.

Semana Nacional do Trânsito

Em marco pela Semana Nacional do Trânsito, durante toda a semana será disponibilizada uma websérie nas redes sociais da Secretaria com pacientes reabilitados da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Em cada capítulo, uma história será contada em primeira pessoa, com detalhes sobre o acidente e a vida após ele.

Também como parte integrante das ações, um podcast com a Secretária Célia Leão será divulgado no último dia da campanha, trazendo reflexões acerca do tema e do programa Respeito à Vida.

Dia Nacional do Surdo

Em celebração ao Dia Nacional do Surdo, a Secretaria realizará uma série de ações para as redes sociais. Lançando os primeiros vídeos no Tik Tok, sobre sinalário e outras temáticas que envolvam a comunidade com deficiência auditiva, além de um vídeo sobre todas as ações realizadas com vistas à comunidade surda pela Secretaria.

Fonte: Governo de SP

Faço seu comentário

%d blogueiros gostam disto: