ACEITA UM CHÁ?

☕

Com esse tempo mais frio uma xícara de chá é sempre bem-vinda, normalmente as bebidas feitas a base de ervas em água fervente são chamadas de chás, mas você sabia que existem diferenças entre elas? Chás são as bebidas feitas apenas a partir da planta Camellia sinensis que da origem aos chás verde, preto, amarelo, azul ou oolong, chá branco e o chamado dark tea, também conhecido como chá vermelho ou pu-erh, portanto todas as outras bebidas feitas a partir de outras plantas, como camomila, cidreira, dente-de-leão, hortelã são chamadas de infusões e as preparadas com o caule e as raízes são chamadas de decocção.

Como preparar:

1 Chás provenientes da Camellia sinensis: Adicione as folhas de chá numa xícara de água fervente, deixe repousar de 3 a 8 minutos, após esse período tampar o recipiente e deixar amornar. Coe e sirva ainda morno.

2 Infusão é o preparo do chá onde as ervas ficam na xícara e a água fervente é jogada sobre as ervas, deixando a mistura descansar de 5 a 15 minutos, de preferência tampada para abafar o vapor. Esse método é utilizado para o preparo de chás a partir de folhas, flores e frutos moídos pois preserva os óleos essenciais das plantas, podendo ser  armazenado em geladeira e consumido em até 24 horas.

3️ Decocção é feita quando partes da planta ( caules, raizes ou cascas de planta ex. Canela e gengibre) são fervidas juntamente com a água, durante 10 a 15 minutos.

4️ Os chás podem ser consumidos quente ou frio, tomar um chá é um hábito saudável: além disso os chás nos trazem diversos benefícios como: sensação de bem-estar, fortalecem a imunidade, melhoram a qualidade do sono, aliviam possíveis desconfortos estomacais, além de terem ação anti-inflamatória, antioxidante, enfim muitos benefícios.

5️ O consumo de chás não substituem a ingestão de água, e deve-se tomar cuidado com os exageros, não consuma mais de 2 litros de chá por dia. Prefira o consumo sem adoçar e se não tem esse hábito acrescente pedaços de frutas doces (como maçã, pêra e etc.).

6️ Atenção grávidas e crianças menores de 2 anos devem consultar nutricionista antes de consumir os chás.

About the author

Graduada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, São Paulo, com pós graduação em Alimentos funcionais: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva pela USCS. Atuante na área de Nutrição Clínica Funcional Adulto e Materno Infantil na cidade de Santo André-SP.
Rosângela Lopes da Silva
CRN3- 50764

Meu desejo é contribuir e fazer parte dessa linda transformação que é se tornar uma pessoa com hábitos mais saudáveis, sendo cada pequeno passo nesse sentido uma grande vitória. Para isso pratico uma nutrição que atende às necessidades de cada indivíduo de forma única, tornando a adesão ao plano alimentar algo simples, fácil e prazeroso de seguir.

Rosangela Lopes

Graduada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, São Paulo, com pós graduação em Alimentos funcionais: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva pela USCS. Atuante na área de Nutrição Clínica Funcional Adulto e Materno Infantil na cidade de Santo André-SP. Rosângela Lopes da Silva CRN3- 50764 Meu desejo é contribuir e fazer parte dessa linda transformação que é se tornar uma pessoa com hábitos mais saudáveis, sendo cada pequeno passo nesse sentido uma grande vitória. Para isso pratico uma nutrição que atende às necessidades de cada indivíduo de forma única, tornando a adesão ao plano alimentar algo simples, fácil e prazeroso de seguir.

Faço seu comentário

%d blogueiros gostam disto: