SAÚDE SEXUAL – GINÁSTICA ÍNTIMA

EXERCÍCIO DE KEGEL

O que é?

O exercício do “segura o pum” em homenagem a Arnold Kegel na década de 40 com a finalidade de fortalecer a musculatura específica do assoalho pélvico trouxe um novo olhar para saúde sexual. É indicado tanto para homens quanto mulheres, e exerce papel fundamental na saúde íntima tanto feminina quanto masculina, principalmente nos casos em que começam a aparecer os primeiros sintomas de dor nas mulheres como secura vaginal, relação sexual, incontinências urinária e anal. No aparecimento dos sintomas o médico urologista e o enfermeiro estomaterapeuta deverão sempre ser consultado, em todos os gêneros e idades. O importante é não descuidar da saúde íntima para não aparecer sintomas, porque prevenir é melhor que remediar, sempre. Nos casos de incontinências urinária e anal o indivíduo perde muito de sua autonomia e independência porque a rotina de vida se altera profundamente, o impacto muitas vezes culmina no isolamento social como se já não bastasse a pandemia. O enfermeiro(a) estomaterapeuta atua juntamente com a equipe multidisciplinar acompanhando caso a caso, seja hospitalar ou no domicílio seguindo o critério médico podemos vislumbrar os resultados, como melhora na secura vaginal, fortalecimento do músculo e diminuição sutil lenta e progressiva da incontinência. Então, vamos nos cuidar!

Fonte da imagem: Fonseca, JV. Manual de aproximação. UFRGS PG Artes Visuais – p.107, 2017.

Quando fazer e quando não fazer? O exercício e/ou ginástica íntima é bem similar ao pompoarismo é indicado sempre claro, sob recomendação do médico urologista e/ou ginecologista/obstetra. Aqueles que desejam fortalecer o músculo do assoalho pélvico em pessoas saudáveis e que nunca relataram desconforto na região pélvica também é importante seguir com exercícios da musculatura específica pois previne o aparecimento dos sintomas. É indicado em situações onde existem doenças do intestino grosso para isso é bom consultar médico coloproctologista. Os benefícios incluem diminuição da fraqueza do músculo em casos de prolapsos (exteriorização) vesical, uterino e retal.

O exercício é contra-indicado em casos onde existe processo infeccioso vaginal, tais como por candidíase bem como câncer próstata/colo de útero diagnosticado que esteja em tratamento, e em pessoas com distúrbios psiquiátricos devido a sua compreensão.

A Sociedade Brasileira de Urologia São Paulo deu início à campanha de conscientização, #vemparaouro, alertando as famílias para os cuidados com a saúde mental e física dos adolescentes agora, e pós pandemia.

Importante

– Uma das preocupações é com os abusos digitais, como o sexting (envio de nudes) na quarentena. O ato que pode expor os adolescentes a diversos perigos e abusos digitais. A ONG Safernet registrou, em abril deste ano, um aumento de 156% em relação ao que foi contabilizado no mesmo mês, no ano passado, de pedidos de ajuda relativos à exposição de nudes na internet.

– Outra preocupação é com a obesidade, uma vez que a restrição ou diminuição dos exercícios físicos, aumento de tempo em frente às telas, associados ao consumo de alimentos ultra processados, podem trazer diversas questões de saúde.

– A saúde mental também não pode ser esquecida, uma vez que pesquisas recentes identificaram aumento da ansiedade, agravamento da insônia, depressão e impulsos autodestrutivos na pandemia.

Para falar mais sobre esse assunto, a fonte é o urologista, o Dr. Leonardo Seligra Lopes, especialista em medicina sexual e reprodutiva e diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia – Seção São Paulo.

About the author

Coren/SP 411339.
Enfermeira do trabalho, estomaterapeuta (concluindo), dedicada em saúde coletiva e atuante como professora em escola de enfermagem nível técnico. Atua em assistência domiciliar de enfermagem; orientações específicas à equipe de enfermagem.

Atua também com indicação médica na reabilitação do assoalho pélvico feminino.

Camila Campos

Coren/SP 411339. Enfermeira do trabalho, estomaterapeuta (concluindo), dedicada em saúde coletiva e atuante como professora em escola de enfermagem nível técnico. Atua em assistência domiciliar de enfermagem; orientações específicas à equipe de enfermagem. Atua também com indicação médica na reabilitação do assoalho pélvico feminino.

3 thoughts on “SAÚDE SEXUAL – GINÁSTICA ÍNTIMA

  • 23 de setembro de 2020 em 16:09
    Permalink

    Excelente matéria que Deus Deus abençoe sua vida cada dia mais.

    Resposta
  • 23 de setembro de 2020 em 16:24
    Permalink

    Bela matéria! A prevenção deveria ser muito mais difundida! É comprovado que a prevenção gera menos custo para ambos os lados.
    Um exercício simples e que todos nós deveríamos fazer! Vamos começar?
    Obrigado por mais uma matéria !
    Esperamos mais conteúdos !

    Resposta
  • 24 de setembro de 2020 em 11:31
    Permalink

    Excelente muito bem explicado e fácil de entender. Parabéns pela matéria.

    Resposta

Faço seu comentário

%d blogueiros gostam disto: