Granito ou Mármore? Qual a diferença?

Uma das dúvidas mais frequentes no acabamento da obra é a diferença entre o mármore e o granito, e qual deles utilizar para determinadas áreas… O fato é que os dois são bem diferentes, desde a sua composição, coloração e durabilidade.

O Mármore é uma rocha originaria do calcário, que passa por transformações devido à alta temperatura abaixo do solo. Dependendo dos minérios presentes, podemos encontrar diversas cores e veios.

O Granito também é composto por minérios, porém a sua maior composição é o quartzo, feldspato e mica. De aparência mais brilhante e uniforme, o granito é menos poroso que o mármore, se tornando mais forte e com maior durabilidade

Conhecendo a diferença das pedras, é válido dizer que cada uma é recomendada para um tipo de aplicação, por exemplo: O Granito, por ser mais resistente e menos poroso que o Mármore, é muito utilizado em bancadas de cozinhas, banheiros, área de serviços ou área gourmet.

O Mármore, por ser mais poroso, absorve mais o liquido, e pode manchar com facilidade se usado em áreas molhadas. Sendo assim é muito utilizado em paredes, pisos, bancadas e áreas secas. Porém, hoje em dia, já existem impermeabilizantes que melhoram a durabilidade e previnem manchas, corrosões ou riscos.

É importante ressaltar que a limpeza de ambas as pedras é muito simples, basta um pano úmido com água e detergente neutro que já são o suficiente. E para manter a pedra sempre nova é recomendável selar uma vez ao ano, podendo variar conforme a utilização.

A Escolha das pedras é uma etapa muito importante. Vale a pena pesquisar, referência do local onde você vai comprar a pedra e conhecer o produto, é importante também visualizar a pedra instalada e ver se é o que você imaginou para sua obra.

Gostou das dicas? Compartilhe e fique atentos a Nossa coluna.

Renk Engenharia

https://instagram.com/renkengenharia

www.renkengenharia.com.br

2 thoughts on “Granito ou Mármore? Qual a diferença?

  • 25 de setembro de 2020 em 17:13
    Permalink

    Mas qualquer um na decoração, vamos combinar que fica Puro Luxo.

    Resposta

Faço seu comentário

%d blogueiros gostam disto: