Setor de turismo ganha fôlego na região

Em LIVE realizada pela ACISBEC, a empresária Micheli Rogalski destaca importantes aspectos do atual momento

O turismo, um dos setores econômicos que sofreu grande impacto pela pandemia, causada pelo novo coronavírus, foi tema da LIVE realizada pela ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) na noite de quinta-feira (24) tendo com âncora o vice-presidente, Valter Moura Júnior. Após seis meses do início da crise, as empresas se surpreenderam com a retomada, que ganhou mais fôlego do que era a expectativa.

A escolha do tema ocorreu em função do Dia Mundial do Turismo, comemorado dia 27 de setembro (domingo), além de destacar os importantes aspectos do segmento durante esse período de isolamento social, medida necessária para conter o avanço da doença. “Queríamos ter muito mais a comemorar, mas a situação pegou a todos de surpresa e agora a nossa torcida é para que os negócios ganhem um novo impulso”, disse Valter Júnior.

A convidada desta segunda edição da LIVE, Micheli Rogalski, fundadora da Rolê Viagens, trouxe um panorama do atual cenário e do potencial da demanda para os próximos meses. O setor passou por um momento grave, que chegou a derrubar o faturamento das empresas em até 90%, conforme pesquisas do setor.

A expectativa é a de que haja aumento na procura como já vem ocorrendo. “O turismo interno vem se fortalecendo tanto a lazer como a trabalho e já estamos nos preparando para essa retomada, especialmente para os destinos nacionais pelo fato de muitas fronteiras internacionais estarem fechadas e também devido à alta do dólar. E simplesmente pelo fato de que as pessoas querem voltar a viajar, depois de tanto tempo impedidas pela situação”, acredita Micheli.

Viajar é seguro – Sobre os protocolos de segurança, as companhias estão levando muito a sério, segundo ela. “É seguro viajar, mas todos também devem estar atentos às orientações de higiene e prevenção. Nos aeroportos, os procedimentos para embarque e desembarque estão sendo seguidos à risca, há higienização das malas e distanciamento entre as pessoas. Mas, por conta de toda orientação é necessário observar os horários dos voos, não dá mais pra chegar 20 minutinhos antes de embarcar, os checkins estão mais demorados. Para viagens nacionais é preciso chegar no aeroporto com pelo menos duas horas de antecedência”, alertou.

Dentro do avião, o procedimento de troca do ar a cada três minutos diminui o risco de contágio pelo ar, semelhante ao que se adota em salas de cirurgia, conforme Micheli.

Durante o bate-papo, Valter Júnior questionou a respeito dos clientes que já têm passagens compradas ou ainda vão adquirir. “As companhias são obrigadas a remarcar e podem cobrar diferença de tarifa se houver, mas devem garantir a remarcação sem multa, que antes eram altas. Mas, se o consumidor quiser cancelar e receber o reembolso, as empresas têm prazo pra devolver até dezembro de 2021. O recomendado é remarcar e não cancelar”, respondeu Micheli.

Já no turismo corporativo, a retomada ocorre de forma mais lenta porque o meio empresarial passa por uma reorganização com a adoção do home office, o que tinha necessidade de ser presencialmente, agora tem sido solucionado à distância. “Mas os voos estão voltando, especialmente agora em setembro que registrou grande movimento, e muitos em função da retomada nos negócios. Esse é um fator importante porque cerca de dois terços da receita das companhias aéreas são provenientes da área corporativa”, disse a empresária.

A Rolê Viagens está atenta às mudanças para orientar os clientes. “Fazemos toda a gestão, monitoramos a abertura das fronteiras e verificamos o melhor custo-benefício, além de oferecer diversos tipos e níveis de serviços personalizados para atender as necessidades das empresas”, adiantou Micheli.

Sobre a ACISBEC

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

Ao longo dos anos, a ACISBEC implantou serviços, projetos, realizou convênios e parcerias em benefício dos associados e comunidade. Entre os atendimentos prestados estão consulta Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Cadastro Positivo; Certificado Digital; Certificado de Origem; ACISBEC Mobile; Cursos e Eventos e dispõe de locação de salas.

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Fale Conosco | (11) 4332-9697
contato@atualimagemcomunicacao.com.br

Atendimento à Imprensa
Niceia Freitas | (11) 99849-1965
niceia.climaco@gmail.com

Isadora Climaco | (11) 97354-8532
isadoraclimaco@gmail.com

Faço seu comentário

%d blogueiros gostam disto: