Quero ter um amigo de quatro patas

Muitas famílias decidem ter um animalzinho de estimação e quando isto acontece muitas dúvidas surgem.

Vale lembrar que a decisão em ter um amigo de quatro patas deve ser de toda a família. Os animais precisam de nossa ajuda para se alimentar, beber agua, para passeios, higiene e cuidados com a saúde e todos da família devem estar dispostos a colaborar. Os animais não são descartáveis e a expectativa de vida deles pode variar entre 12 a 15 anos, ou seja, seu novo amigo dependerá de você por este período.  

O espaço que dispomos também deve ser adequado. Muitos animais acabam abandonados porque a casa não tem espaço adequado. Por isso antes de adotar ou mesmo adquirir um novo amigo avalie se ele ficará bem na sua casa. Um exemplo frequente são os cães de porte médio e grande que precisam de espaço para correr e se movimentar. Estes cães em locais pequenos exigem passeios frequentes para que se exercitem.

 A disponibilidade para cuidar do novo amigo também deve ser avaliada. Sabemos que gatinhos por exemplo, são animais que tendem a ficar bem sozinhos,  não tem necessidade de passeios, mas precisam de carinho e afeto assim como os cães.

Para gatos, aconselhamos sempre telar as janelas e locais de acesso à rua, para que não sofram quedas, ou saiam para passear. Apesar de muitos gatos serem adeptos a pequenas voltinhas nos bairros, elas podem resultar em problemas como brigas, mordidas, quedas e atropelamentos.

Os comedouros e bebedouros devem ser limpos com frequência. Oferecer sempre água de boa procedência e manter alimentação adequada à idade e ao peso. O nosso amigo deve ter um local para dormir e ele ficar no quintal, providenciar local adequado para se proteger do frio, da chuva e do calor.

As visitas ao veterinário devem ser anuais. Manter as vacinas sempre atualizadas, e realizar a vermifugação e proteção contra pulgas e carrapatos periodicamenet.

Ter um amigo de quatro patas enche nosso coração de alegria. E não se esqueça de sempre retribuir todo amor que eles te oferecem.

About the author

Médica Veterinária , Clinica geral de pequenos animias
Mestre em epidemiologia animal e Doutora em Ciências pela Usp.
Desenvolvimento de pesquisas com zoonoses bacterianas e micobaterias, e biologia molecular

Lattes http://lattes.cnpq.br/2427310930264777
Whatsapp (11) 96123-4039

Ana Paula R. Couceiro

Médica Veterinária , Clinica geral de pequenos animias Mestre em epidemiologia animal e Doutora em Ciências pela Usp. Desenvolvimento de pesquisas com zoonoses bacterianas e micobaterias, e biologia molecular Lattes http://lattes.cnpq.br/2427310930264777 Whatsapp (11) 96123-4039

Faço seu comentário

%d blogueiros gostam disto: