Consórcio ABC recebe apresentação sobre Programa de Regionalização de Turismo

Representantes do Governo do Estado explicaram que o trabalho regionalizado fortalece os municípios

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu nesta quarta-feira (30/9), durante reunião do Grupo de Trabalho (GT) Turismo, a apresentação de representantes da Secretaria Estadual de Turismo sobre a importância do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). O encontro foi realizado por meio de videoconferência e teve como intuito compartilhar iniciativas para o fortalecimento de planos turísticos regionais. 

O coordenador estadual de Turismo, Rodrigo Ramos, defendeu que o trabalho regional fortalece os municípios e colabora com a visibilidade dos destinos turísticos.

“Turismo é, muitas vezes, a única oportunidade para um município se desenvolver. Só vamos ganhar visibilidade se conseguirmos comunicar e divulgar o turismo dentro da região. As pessoas estão procurando destinos próximos e saudáveis”, explicou Ramos. 

Lançado em abril de 2004 pelo Ministério do Turismo, o PRT tem como objetivo apoiar a gestão, estruturação e promoção do turismo no país, de forma regionalizada e descentralizada. Em 2013, o programa foi reformulado e suas diretrizes foram instituídas pela Portaria 105, de 16 de maio de 2013.   

A resolução foi apresentada pela interlocutora estadual do PRT, Ana Carolina de Souza, que explicou como o trabalho regionalizado permite ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região.

“Um município que não tem clara vocação para o turismo, que não recebe o turista em seu território, pode desempenhar um importante papel como provedor ou fornecedor de mão- de-obra ou de produtos destinados a atender o visitante”, afirmou Ana Carolina. 


O coordenador do GT Turismo do Consórcio ABC, Christopher Araújo, ressaltou que o Grande ABC vem se organizando para atender o programa, com praticamente todos os municípios no Mapa do Turismo.

“Um dos encaminhamentos do GT é a importância de termos uma articulação maior com o negócio turístico. Cada representante irá encaminhar junto ao seu Conselho de Turismo a proposta de indicação de representantes para a realização de encontros regionais com o Consórcio ABC”, disse Araújo.

Foto: Divulgação/Consórcio ABC

Faço seu comentário

%d blogueiros gostam disto: