Intoxicação por produtos de limpeza

Quando temos um pet uma das preocupações é como manter o ambiente limpo e livre dos odores de urina e fezes. Com o objetivo de manter o local do pet higienizado usamos uma diversidade de produtos de limpeza e com isto podemos provocar intoxicações e alergias em nossos animais. Este ano em especial, com a pandemia de Covid -19, aumentamos o nosso hábito de limpar a casa, e com o objetivo de nos proteger temos intensificado a limpeza da casa e dos ambientes em que estamos.  Muitas vezes, os produtos empregados de forma inadequada acabam prejudicando nossos amigos de quatro patas.

Os animais estão em contato com o chão constantemente e ficam expostos a superfícies que foram limpas.  Alguns pets adoram deitar no chão, principalmente após a limpeza, por ser um local bem mais fresquinho.  Este contato pode fazer com que eles apresentem quadros de intoxicação e alergias.

Casos de intoxicação podem ocorrer pela ingestão do produto presente no chão ou mesmo pelo cheiro intenso no local.  Animais intoxicados apresentam vômitos, salivação excessiva, incoordenação entre outros sintomas. O contato dos produtos com a pele dos pets pode provocar alergias caracterizadas por irritação da pele, lambedura excessiva do local afetado, vermelhidão, coceiras e até feridas.

E o que devemos fazer para manter a casa limpa e sem afetar nossos pets?

Existem no mercado pet inúmeros produtos apropriados para o uso em ambientes com animais, e normalmente com especificações de como devem ser diluídos e aplicados.   Uma boa dica é que sempre após a limpeza com qualquer produto passar um pano úmido com agua, com a finalidade de retirar o excesso dos produtos.

Alvejantes, desinfetantes e sabão em pó devem ser evitados, mas caso sejam empregados devem estar bem diluídos para que não deixe resíduos, e em caso de dúvida usar o pano úmido com agua após a limpeza.

Para quem não quer arriscar uma opção é fazer a limpeza com agua e detergente neutro.

Após os passeios dos pets, a limpeza da patinha pode ser feita com lenços umedecidos sem perfume e sempre secar bem. Formulações contendo álcool 70% não devem ser usadas porque podem provocar irritações intensas.

Uma boa semana a todos !

1 pensou em “Intoxicação por produtos de limpeza

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.