jornada valor saúde brasil

Jornada Valor em Saúde: Modelos assistenciais e remuneratórios

Totalmente online e gratuito, o evento é marcado por 4 encontros diferenciados, com palestrantes experientes e conteúdo inéditos

No dia 12 de novembro acontece o segundo encontro da Jornada Valor em Saúde Brasil 2020. Com o tema Modelos assistenciais e remuneratórios que de fato entregam valor em saúde, o evento acontecerá das 18h30 às 20h30, totalmente online e gratuito, e as inscrições já podem ser feitas pelo site www.valorsaudebrasil.com.br.

O evento é promovido pelo Valor em Saúde Brasil, powered by DRG Brasil, e tem o propósito de ir além da teoria ao mostrar de forma concreta o que fazer, como fazer e quais são os resultados de quem pratica a saúde baseada em valor no País.

Neste segundo webinar, a Dra. Tania Grillo, Presidente do Grupo IAG Saúde, fará a abertura, com a Fala da Plataforma sobre o tema “Complexidade assistencial hospitalar brasileira: refinamento dos algoritmos nacionais e como contribui para a jornada do paciente baseada em valor”. O objetivo desta fala é explicar como a estratificação dos pacientes pelo DRG Brasil Refinado contribui para a identificação de populações de maior risco assistencial, viabilizando a construção de linhas de cuidado para a jornada segura e o dimensionamento das necessidades de recursos relativos ao tratamento dos pacientes.

Logo em seguida, Marcelo Nita, Professor do curso Gestão Baseada Valor da Faculdade Unimed e Co-editor da revista Value in Health Regional Issues, da ISPOR Latam, aborda o tema “Gestão de custos e processos na Jornada de Valor em Saúde: transparência para a sustentabilidade”. Nesta fala do Ecossistema, o assunto refere-se à entrega de valor como entrega de resultados assistenciais, com menor custo pelo controle do desperdício garantindo uma melhor experiência para os clientes. Para entregar valor é preciso transformar os processos assistenciais e o gerenciamento de custos. Na apresentação, será mostrada a experiência internacional do professor adaptada às condições do sistema brasilei ro de saúde.

Na Fala da Comunidade de Clientes e Parceiros, o tema será “Diminuindo desperdícios, gerando resultados: uma experiência com DRG em hospital filantrópico”, com a presença de Cristina Rodrigues, Gerente Técnica da Planisa, que realizará as apresentações. O tema central será como a Santa Casa de Campo Grande, uma associação beneficente com o maior centro de alta complexidade de Mato Grosso do Sul mudou seus resultados econômicos e assistenciais pela Governança Clínica baseada em valor.

Lucas Martins (Membro do Conselho de Administração da Unimed BH e Coordenador da Medicina Interna do Hospital Unimed BH Contorno), juntamente com Walter Fonseca (Coordenador Geral Enfermagem e Equipe Multi do Hospital Unimed BH Contorno), abordarão “Remuneração de médicos e governança clínica baseada em valor: uma história de diminuição exponencial do desperdício”. Esta apresentação da Comunidade de Clientes parte de um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine, em setembro de 2018, que valida o elevado impacto na entrega de valor pelo compartilhamento do controle de desperdício (shared savings) entre os médicos e os operadores do sistema de saúde. Em nove mbro de 2019, a Unimed BH implantou esse modelo no HU Contorno, com 250 leitos de alta complexidade, comprovando que, no Brasil, o shared savings também funcionou e garantiu resultados assistenciais e melhor remuneração para o médico.

Para falar sobre “Conhecimento inovador, transformador e compartilhado: a produção científica do Ecossistema Valor em Saúde Brasil”, representando a Fala da Comunidade de Ensino, é a vez de Marcelo Miranda, Diretor Acadêmico da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. O objetivo é mostrar como o setor de pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais realiza a capacitação de centenas de profissionais de saúde na metodologia DRG do Brasil, gerando o repositório nacional de produção científica do Ecossistema da plataforma de Valor em Saúde Brasil.

Também como Fala da Comunidade de Ensino, Ary Célio de Oliveira, Executivo de Educação da Faculdade Unimed, demonstrará que “A transformação do sistema de saúde brasileiro só é possível através do conhecimento”. Será apresentada a Revista Científica da Faculdade Unimed e o papel da instituição na capacitação do Sistema Unimed para a entrega de valor em saúde. Essa será a apresentação que concluirá o segundo webinar.

Além das apresentações, haverá a discussão com todos os participantes, com a mediação da Dra. Tania Grillo e do Dr. Renato Couto, ambos Presidentes do Grupo IAG Saúde.

Além do Grupo IAG Saúde, são co-realizadores do evento: DRG Brasil, SBAIS, Planisa, MK Saúde, ISEE Consultoria, Trevo Sistemas, Faculdade Unimed, Faculdade de Ciências Médicas de MG, Transforma Saúde e Deloitte.

A Jornada de Valor em Saúde Brasil, totalmente online e gratuita, acontecerá nos dias 5, 12, 19 e 26 de novembro, sempre com programação e conteúdo inéditos. A programação completa e o link para inscrição podem ser acessados em www.valorsaudebrasil.com.br.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.