Câncer do colo do útero é uma doença prevenível e curável

A cada 90 minutos 1 mulher morre de Câncer do colo do útero (ou Câncer Cervical). Por isso, órgãos internacionais estão se mobilizando desde o início do ano para lançar planos de erradicação.

O câncer cervical tem relação com infecções frequentes pelo Papiloma vírus Humano HPV

Portanto, a OMS lança o desafio da erradicação do câncer de colo do útero com três metas:

Vacina HPV: calendário escolar♀️9 -14 anos.
Rastreamento cervical: Papanicolau, colposcopia.
Tratamento: Conização, traquelectomia minimamente invasivas, histerectomia parcial/total, quimioterapia, braquiterapia, radioterapia.

Esse ano foi o marco contra o Câncer cervical a revista científica the Lancet publicou artigo no assunto.

Assim, o Ministério da saúde junto aos órgãos representativos no Brasil já aderiram as Estratégias de erradicação do câncer cervical!

Live

Nesse sentido, os principais e renomados ginecologistas brasileiros se reuniram em uma live na plataforma do Youtube para alinhar estratégias sobre o tema.

Dicas para prevenir o Câncer do colo do útero

Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos. 
As alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou). Dessa forma, são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame. Sendo assim, tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado, seguir as orientações médicas e o tratamento indicado.

Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos.
A vacinação contra o HPV, disponível no SUS, e o exame preventivo (Papanicolaou) se complementam. Em outras palavras, como ações de prevenção do câncer do colo do útero. Mesmo as mulheres vacinadas, quando chegarem aos 25 anos, deverão fazer um exame preventivo a cada três anos, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV.

Câncer do colo do útero

Informações presentes no site do INCA

6 pensou em “Câncer do colo do útero é uma doença prevenível e curável

  1. Sem informação não somos ninguém, ainda bem que temos uma pessoa como a Srta. Camila que nos informa e nos deixa cientes do que pode acontecer em nossas vidas e como nos cuidar, não que não acontecer mas enfrentamos isso com mais naturalidade pois temos a informação ao nosso alcance.
    Continue com o seu trabalho que assim voce nos ajuda em muito você não sabe o quanto!
    Bjo no coração

    • Obrigada ! É bacana saber que a informação pode transformar vidas!
      Sabe aquela conversa de cozinha enquanto o almoço de domingo não sai? Esse é o momento propício para comentar essas informações de forma sutil e em tom descontraído… Surtirá maior efeito se não houver imposições e sim o diálogo aberto…
      Essa matéria é a minha homenagem a todas as mulheres que conhecemos e que fazem parte da nossas vidas podemos compartilhar para que tenham vida longa!
      Forte abraço Renato

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.