silver and gold coins

A quantidade de pessoas endividadas voltou a crescer no Pais

Depois de três quedas seguidas, a Peic de dezembro, Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, apontou que 66,3% dos consumidores estão endividados, uma alta de 0,3 ponto percentual com relação a novembro. A quantidade de pessoas endividadas voltou a crescer em 2020.

Na comparação com dezembro de 2019, o aumento é de 0,7 ponto percentual.

Entram na estatística famílias com parcelamentos no cheque pré-datado, no cartão de crédito, no cheque especial, em carnê de lojas, em empréstimo pessoal e também em prestações de casa e carro – mesmo que o pagamento esteja em dia.

Apesar da alta do endividamento, o levantamento mostra que os consumidores têm conseguindo quitar débitos e honrar compromissos financeiros.

O total de famílias com dívidas ou contas em atraso cai pelo quarto mês seguido, indo de 25,7%  para 25,2% na passagem de novembro para dezembro.

No entanto, segundo a CNC, a inadimplência está acima dos patamares de 2019. Em dezembro do ano passado, para comparação. 24,5% das famílias estavam inadimplentes – diferença de 0,7 ponto percentual.

O levantamento sobre o último mês e 2020 revelou, ainda, queda na quantidade de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso.

Eram 11,5% em novembro e somaram 11,2% em dezembro.

O cartão de crédito continua senda principal modalidade de endividamento das famílias, seguido dos carnês, financiamentos de veículos e imóveis e crédito pessoal.

“A quantidade de pessoas endividadas voltou a crescer no Pais.” com informações de Rádio2.

Gostou de “A quantidade de pessoas endividadas voltou a crescer no Pais.”?

Então, assine nossa Newsletter. Não deixe de comentar logo abaixo também. Leia mais sobre Economia.

A quantidade de pessoas endividadas voltou a crescer no Pais.
Photo by Pixabay on Pexels.com

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.