Brasil registra em 2020 abertura de 3,3 milhões de empresas

Em 2020, 3,3 milhões de empresas foram abertas no Brasil. A informação está no Mapa de Empresas divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Economia. 

O estudo mostra que o Micro Empreendedor Individual tem grande participação na abertura das empresas no país. Dessas 3 milhões e 300 mil empresas abertas no ano passado, cerca de 2,6 milhões foram de MEIs. Elas representam atualmente 56,7% das empresas do país, totalizando mais de 11 milhões de micro empreendedores.

E um dos setores que mais cresceu no ano passado foi o de fornecimento de alimentos preparados para o consumo em casa. Esse setor registrou crescimento na abertura de MEis de mais de 47% em relação a 2019.

Um desses empreendedores que abriu o negócio no ramo de alimentação foi o analista de TI Guilherme Casteli. De família italiana, ele abriu o registro de micro empreendedor individual no ano passado e começou a vender tortinhas caseiras. 

Para o secretário adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Gleisson Rubin, o crescimento do setor da alimentação a domicílio revela uma tendência geral de substituição de negócios e lojas físicas para o e-comerce.

O mapa de empresas do ministério da economia também revelou que diminuiu o tempo para se abrir uma empresa. Em 2020 gastou-se em média 2 dias e 13 horas para se abrir um negócio, em 2019 o tempo era de 4 dias e 1 hora.

O estado que tem o menor tempo de abertura de empresas é Goiás com 1 dia e 2 horas. Já o estado mais lento é a Bahia, em que o tempo pode chegar a 6 dias e 20 horas para abrir um negócio. Mas vale registrar que esse tempo diminuiu em 22 horas no estado em comparação ao ano de 2019.

Para o secretário Gleisson Rubin essa diminuição de tempo pode ser atribuída às medidas de desburocratização adotadas por todas as esferas de governo e a lei da liberdade econômica sancionada em 2019.

Em parceria com Agência Brasil.

Gostou de “Brasil registra abertura de 3,3 milhões de empresas em 2020“?

Assine nossa Newsletter e receba nossas publicações em seu email. Aproveite e leia mais notícias do Brasil.

Brasil registra em 2020 abertura

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.