Diadema apresenta experiências positivas em saúde pública

A saúde pública em Diadema ganha visibilidade no 34º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) – 32 anos em Defesa do SUS, que começou no dia 9 de março e segue até sexta-feira (12/03), em formato 100% online devido à pandemia pelo novo coronavírus. A plataforma do congresso exibe 34 relatos de experiências diademenses realizadas há, no mínimo, seis meses, por meio de pôsteres eletrônicos.

Diadema apresenta experiências positivas em saúde pública

A plataforma do congresso exibe 34 relatos de experiências diademenses realizadas há, no mínimo, seis meses, por meio de pôsteres eletrônicos.

A área com mais iniciativas são de Atenção Básica (14 trabalhos inscritos), seguida de Vigilância em Saúde (seis) e Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (cinco).

Também foram inscritos dois trabalhos das seguintes temáticas:

  • Assistência Farmacêutica
  • Gestão de Pessoas, do Trabalho e Educação Permanente
  • Gestão em Saúde
  • Promoção em Saúde
  • Práticas Integrativas e Complementares.

A área de Regulação e Redes de Atenção em Saúde está representada com uma experiência.

Para a coordenadora de Atenção Básica do município, Maria Luiza Malatesta, essa é a oportunidade de compartilhar as iniciativas positivas de saúde pública. “A participação fortalece a discussão sobre as políticas públicas de saúde no Estado de São Paulo. E a apresentação de experiências da rede de saúde de Diadema fortalece o trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde e permite propor intervenções que resultem em melhorias nas condições de trabalho e no atendimento que é ofertado à população diademense. Vamos incentivar a participação nesse tipo de evento para trocar experiências com outros municípios e dar visibilidade ao trabalho que é feito aqui”, ressalta.

No primeiro dia de evento, a coordenadora do Departamento de Regulação, Auditoria, Avaliação e Controle da Secretaria Municipal da Saúde, Claudia Maria Desgualdo, que participou da webinar “Regulação da Atenção”. Nesta quarta-feira (10/03), a gerente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Analdeci Moreira dos Santos abordou a temática “Estratégia de Apoio Matricial. Já o secretário municipal de Finanças Francisco Rózsa Funccia palestrará na webinar “Gestão Orçamentária e Financeira no Sus: a situação dos orçamentos municipais pós pandemia” na quinta-feira (11).

Diadema no Cosems

Em 2018, 41 trabalhos foram apresentados pela rede municipal, que recebeu um Prêmio David Capistrano e três menções honrosas. Já em 2019, Diadema enviou 65 trabalhos, ganhou um Prêmio David Capistrano e teve outras três experiências selecionadas para a mostra nacional. No ano passado, em função do cancelamento do Congresso por consequência da pandemia, as experiências municipais foram publicadas pelo COSEMS em um conjunto de cadernos digitais de acesso público.

Gostou de “Diadema apresenta experiências positivas em saúde pública?

Então, aproveite e assine nossa newsletter e seja noticiado assim que publicarmos novas matérias! Ah, leia mais sobre o que acontece no ABC Cidades todo dia no Grande ABC.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.