Ribeirão Pires fortalece trabalho de professores no ensino remoto

A ampliando da integração dos profissionais que atuam na rede municipal está sendo feita pela Secretaria de Educação de Ribeirão Pires. Neste mês, a equipe de Orientação Pedagógica iniciou ação que fortalecerá o trabalho dos professores especialistas que lecionam para turmas do Ensino Infantil e Fundamental I – anos iniciais.

No começo do mês de março, uma sondagem foi realizada junto aos coordenadores de 21 escolas municipais. Os profissionais responderam um questionário que possibilitou à equipe de Orientação Pedagógica conhecer o perfil dos professores especialistas de Arte, Educação Física e Inglês.

Ribeirão Pires fortalece trabalho de professores no ensino remoto


O propósito é entender os níveis de interação com o corpo docente e equipe gestora da unidade escolar, traçar o perfil de atuação de cada professor, identificar e incentivar práticas positivas. Os resultados foram compartilhados em reunião virtual entre orientadores pedagógicos e supervisores da Secretaria de Educação.

“Nossa intenção com a sondagem foi mapear o trabalho dos professores especialistas para conhecermos as demandas destes profissionais e de seus coordenadores. Tivemos resultados positivos e, com as informações coletadas, poderemos traçar novas ações junto às escolas para melhorar o trabalho realizado”, disse a orientadora pedagógica da Secretaria de Educação, Tatiana Regina Ribeiro.

O ensino retomo foi tema central nesta etapa da sondagem. Entre os já identificados está o alto nível de adequação do conteúdo das atividades propostas para os alunos realizarem, com auxílio de suas famílias, em ambiente domiciliar.

Também se destacam positivamente o respeito dos conteúdos enviados às especificidades de cada ano/série; a utilização de materiais diversificados para a realização das atividades; a facilidade de acesso aos materiais necessários para que os alunos desenvolvam as tarefas em casa; o acompanhamento das devolutivas dos estudantes; e a oferta de plantões de dúvida aos alunos.

“Estamos, com essa iniciativa, identificando pontos específicos que podem ser aperfeiçoados. Os professores especialistas cumprem importante papel junto aos professores titulares da Educação Infantil e dos anos iniciais do Fundamental. Por isso é importante a integração das equipes e o diálogo sempre constante, para que eventuais dificuldades sejam solucionadas pelas escolas”, avaliou a coordenadora da equipe de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação, Nádia Ferreira.

Para a secretária da Pasta, Rosi Ribeiro de Marco, a integração dos profissionais nas escolas é indispensável e reflete no bom desenvolvimento dos alunos. “Garantir o aprendizado ao estudante, especialmente no período de ensino remoto, que impõe novos desafios aos educadores, é nosso principal objetivo. As avaliações e debates promovidos por nossa gestão são fundamentais nesse processo”, finalizou.

Gostou de “Ribeirão Pires fortalece trabalho de professores no ensino remoto?

Então, aproveite e assine nossa newsletter e seja noticiado assim que publicarmos novas matérias! Ah, leia mais sobre o que acontece no ABC Cidades todo dia no Grande ABC.

Junte-se a 1.409 outros assinantes

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.