Como manter a empregabilidade em tempos de crise covid-19?

Andrea Deis é autora de “Como manter a empregabilidade em tempos de crise covid-19?”.

Falar de empregabilidade em tempos de crise não é uma missão fácil, porém o que tenho presenciado e vivido aqui com meus clientes me fez ter vontade de contribuir ainda mais com a sociedade, com as pessoas, com você que agora se vê perdido..

Comportamentos importantes para Crise:

Esteja consciente, separe a emoção da razão; Esteja atento e informado, cuidado com Fake News; Cuide dos seus pensamentos, eles podem te levar ao pânico; Faça um plano de contingência, o que é necessário e o que imprescindível para o momento; Viabilize novos recursos para entrega trabalho; Se isole geograficamente e se aproxime tecnologicamente.

Utilize o “home-office” como uma oportunidade, para isto, cumpra seu horário, planeje seu dia, reserve seu espaço, esteja pronto para as reuniões “on-line”, esteja vestido adequadamente, e em espaço silencioso. 

Seu medo, suas crenças, e seu estado de espírito e energia podem te paralisar em um momento que você precisará de muita coragem. Portanto cuide de quem terá que cuidar. 

Sim, tudo vai passar, e se cada um fizer sua parte, tiver maturidade para passar por este momento estabilizaremos o ponto “A” com danos menores pessoais e sociais. 

A responsabilidade é de todos. 

Se cada um assumir seu papel, tendo  autonomia e consciência pelas suas decisões, pensando no TODO e não só  em si, trocar o “não é possível” pelo “o que podemos fazer”… buscando uma solução “para o sistema” e não para “sua família”, poderemos criar uma corrente de apoio para uma fase desafiadora e critica na qual estamos vivendo. 

Demitir ou realocar processos?

Home Office com entrega ou funcionários em pânico?

Fechar seu negócio ou viabilizar uma solução à distância?

São muitos os questionamentos e medos , porém sem diálogo, renúncia e negociação a situação ainda será muito pior. 

Podemos contribuir com nossas atitudes. 

Contribuir com a economia, mantendo nossas operações e com a “crise” a qual estamos passando, “covid-19”, cada um fazendo seu possível.

Será importante se reinventar, para isto será necessário reprogramar o que pensamos, interpretamos, sentimos e fazemos. 

O tempo ainda é indefinido, portanto a readequação é uma oportunidade de contornar o problema. 

Aqui deixo algumas sugestões:

1º) Trabalhe na sua área de vocação.

Quem tem atuado na sua área de talento, com um menor esforço tem obtido maiores resultados.

2º.) Desenvolva suas competências .

Atue fortemente potencializando suas forças, coloque-as em pratica e neutralize suas fraquezas, para isto o primeiro passo é identifica-las.

3º) Seja integro.

Sua integridade não deve ser questionada, portanto a preserve, viva pelos seus valores, mas não se esqueça que os outros também os tem.

4º) Seja relacionável.

Não basta ter uma rede de relacionamentos, promova sua rede, promova encontros e deixe claro o que você faz e seus sonhos.

Sirva também, doa-se. Só recebe quem doa.

5º) Promova seu Bem-estar.

Ninguém quer contratar ou ter um colaborador que não tenha uma boa saúde física e mental. Faça seu checkup, atue na prevenção e desenvolva sua inteligência emocional.

6º.) Tenha fontes alternativas

Idealize seu plano B, C, D …. Distribua suas receitas, seja criativo e inovador.

Não seja suicida, nem pego de surpresa. Viva o hoje sem se esquecer de projetar o amanhã.

7º.) Promova sua segurança

Não arrisque tudo, tenha uma reserva financeira

8º.) Autoconfiança

Não deseje só o que o vizinho tem ou o que é, acredite em você e faça seu melhor.

9º.) Inove

Faça coisas diferentes, se reinvente todos os dias. As frustrações e decepções não deixarão de existir mas se você mudar o prisma aumentará sua visão e encontrará outros caminhos.

Não busque culpados ou justificativas, aja com sabedoria e coragem.

10) Escolha pela vida.

O mundo é para todos, mas nem todos ocupam seu lugar. Viva em harmonia com seus princípios, com seu propósito, com seus talentos que os resultados certamente virão.

Olhe para dentro de você, você tem que conhecer os riscos externos, mas só os vencerá se desmistificar seu espelho.

é indefinido, portanto a readequação é uma oportunidade de contornar o problema. 

Para meus alunos, vamos criar uma subcultura de trabalho no COMO criando novos comportamentos, usando novos símbolos e processos, juntos 🙏. Cooperando e usando nossa criatividade e vontade.

Eu estou criando novas rotas, e você?

Sobre Andrea Deis:

Mestra em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Gestora Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Master Coach com mais de 18 mil horas de atendimento. Possui certificação na área pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e International Coaching Council (ICC), é especialista em Assessment Training DISC, NeuroCoaching e PNL (Programação NeuroLinquística; Pedagoga com foco em Orientação Educacional e Vocacional, palestrante e escritora. Atualmente, dedica-se ao desenvolvimento de empresas e pessoas, no que diz respeito ao planejamento  e acompanhamento estratégico, tático e operacional para o desenvolvimento  de organizações, times e indivíduos. Premiada em 2019 no Congresso SemeAd: 1o lugar na Categoria. Semead2019, Renovação na gestão, artigo aplicado -FEAUSP.

Gostou de “Como manter a empregabilidade em tempos de crise covid-19??

Como manter a empregabilidade em tempos de crise covid-19?
Como manter a empregabilidade em tempos de crise covid-19? Foto de olia danilevich no Pexels

Então, aproveite e assine nossa newsletter e seja noticiado assim que publicarmos novas matérias! Ah, leia mais sobre o que acontece no ABC Cidades todo dia no Grande ABC. Confira nosso parceiro Dica App do Dia.

Junte-se a 1.409 outros assinantes

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.