Estudantes desenvolvem projeto para pequenos produtores rurais

Por meio de consultorias, estudantes universitários desenvolvem projeto que auxiliam na produção orgânica de hortaliças e leguminosas na região de Campinas

No interior de São Paulo, grupos de jovens estão se reunindo para ajudar pequenos produtores. A iniciativa partiu de estudantes de Empresas Juniores (EJs) que visam contribuir com seus aprendizados em sala de aula para cultivos orgânicos na região de Campinas. 

O projeto consiste em consultorias remotas, com recomendações dos manejos necessários para hortaliças e leguminosas, como adubação a partir de análises ou controle de pragas e doenças. Além disso, a iniciativa conta ainda com visitas periódicas nas propriedades, para avaliar o tratamento e realizar possíveis melhorias. O objetivo final é fazer com que obtenham o selo de certificação orgânica e gerem lucro aos pequenos produtores.

Para Bruno Ferreira, vice-presidente da ECAP Jr., empresa júnior responsável pelo projeto, a iniciativa beneficia tanto os estudantes quanto os produtores: “Com vivência empresarial, temos a possibilidade de aplicar nossos conhecimentos em benefício dos produtores e ainda aprendemos muito com eles! O resultado veio, alguns já estão colhendo seus respectivos produtos e obtendo suas certificações orgânicas”, relata.

Estudantes desenvolvem projeto para pequenos produtores rurais
Pequenas produtoras de Juquitiba, São Paulo, que foram beneficiadas pelo projeto. [Imagem: Divulgação]

As chamadas Empresas Juniores (EJs) são organizações sem fins lucrativos compostas por estudantes da graduação de diversas áreas. Esses universitários têm a oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendem em sala de aula e fomentar seu aprendizado. Além disso, podem contribuir com a sociedade a partir da vivência empresarial nas universidades. Dentro de EJs, surgem projetos de sucesso como o da ECAP Jr, que ajuda na transformação de vidas da região. 

O Núcleo Campinas é a rede que representa as EJs da região metropolitana de Campinas e de suas cidades vizinhas no Movimento de Empresas Juniores (MEJ). Engajados pela sua missão, mais de 1200 estudantes foram impactados e 600 projetos foram executados. O Núcleo Campinas já movimentou sozinho 1.7 milhões de reais, que foram reinvestidos na educação empreendedora das universidades da região.

Contrate uma EJ!

O que está esperando para apoiar o movimento? Iniciativas como a da ECAP Jr. não estão isoladas! Empresas Juniores são uma ótima opção para quem precisa de ajuda em seu empreendimento. Além de soluções personalizadas e preço abaixo do mercado, ainda contribui para a educação de universitários em sua região. Contrate uma EJ você também!

Acompanhe o trabalho do Núcleo Campinas:

Site: https://nucleocampinas.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/nucleocampinas/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/n%C3%BAcleo-das-empresas-juniores-de-campinas/

Gostou de “Estudantes desenvolvem projeto para pequenos produtores rurais?

Então, aproveite e assine nossa newsletter e seja noticiado assim que publicarmos novas matérias! Ah, leia mais sobre o que acontece nas cidades do Grande ABC. Confira nosso parceiro Dica App do Dia.

Junte-se a 1.325 outros assinantes

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.