Caixa das empresas europeias segue crescendo mesmo na pandemia

Nova análise feita pelo time de economistas da Euler Hermes, aponta que a crise da Covid-19 contribuiu para o aumento da concentração de caixa entre as empresas europeias. De acordo com o levantamento, as reservas já garantem o equivalente a três meses de giro – meio mês a mais do que a média no pré-crise.

Depois do aumento considerável em 2020, o caixa continuou crescendo nos últimos meses. Na França, os depósitos já equivalem a um mês a mais do que a média histórica, enquanto no Reino Unido, superam 18 dias (Figura 1). Com a continuação dos lockdowns nos principais países europeus, as posições de caixa permaneceram bastante rígidas, aumentando o risco de alta para investimentos defensivos e ofensivos ao longo de 2021.

Figura 1: Depósitos das empresas não financeiras (ENFs) como porcentagem do volume de negócio

Caixa das empresas europeias segue crescendo mesmo na pandemia
Fontes: ECB, BoE, Eurostat, Euler Hermes, Allianz Research

“Analisando os dados financeiros disponíveis no início de abril, as empresas que relataram as dez maiores altas de volume de caixa, registraram um crescimento médio de +56% (vs +45% para a média da UE). Como consequência, os governos já começaram a retirar estrategicamente as medidas de apoio fiscal”, afirma o economista da Euler Hermes, Lucas Mourtada.

Figura 2: Concentração de reservas, empresas listadas em Bolsa, bilhões em moeda nacional (LCU)

Fontes: Bloomberg, Euler Hermes, Allianz Research

Aumento nos preços de insumos

“As empresas provavelmente usarão cerca de 50% do caixa excedente para financiar as necessidades de capital de giro e compensar o forte aumento nos preços dos insumos. Além disso, também esperamos uma alta de investimentos”, explica Mourtada. Segundo o economista, o aumento nos preços arrastará as margens das empresas para baixo, e, os setores com as posições de caixa mais altas, tendem a investir na capacidade produtiva e adquirir concorrentes que estão em situação financeira vulnerável.

Figura 3: Transações médias de Fusões & Aquisições, adquirentes da Europa Ocidental, soma dos 4 trimestres em bilhões de dólares

Fontes: Bloomberg, Euler Hermes, Allianz Research

Sobre a Euler Hermes

Líder mundial em seguro de crédito e especialista em seguro garantia, a Euler Hermes está no mercado de seguros há mais de 100 anos. Pertencente ao Grupo Allianz, sua missão é auxiliar empresas a negociarem com confiança por meio de soluções que mitigam o risco da inadimplência, protegem a rentabilidade e garantem o cumprimento dos contratos. Sua equipe é composta de 5,8 mil colaboradores distribuídos em mais de 50 países. No Brasil, a empresa atua há mais de 20 anos e possui cerca de 60 funcionários.

Gostou da nossa matéria “Caixa das empresas europeias segue crescendo mesmo na pandemia“?

Assine nossa Newsletter e receba nossas publicações em seu email, fique ligado nas notícias e matérias do jornal assim que estiverem online. Então, aproveite e leia as Últimas Notícias. Conheça nosso parceiro Dica App do Dia.

Junte-se a 1.031 outros assinantes

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.