Alimentação e acne: Qual a relação?

Afinal, a alimentação pode ter influência sobre a acne?

O que é acne?

É o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos*. Muito frequente na fase da adolescência, sem deixar de ser comum também em adultos, principalmente em mulheres.

Se você está passando por esse processo procure seguir uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios:

  • Vegetais verde-escuros ou alaranjados (ricos em betacarotenos) que auxiliam na manutenção e reparação da pele;
  • Alimentos ricos em fibras;
  • Nozes, castanhas e amêndoas não podem faltar, pois são ricas em vitamina E e ácidos graxos essenciais (anti-inflamatórios), que são excelentes para a pele;
  • Alimentos ricos em proteínas são fundamentais para o tratamento, como carnes magras, feijões, ervilhas, iogurte com lactobacilos vivos (para a melhora da flora intestinal), ovos, peixes (anti-inflamatórios).

Sempre procure uma Nutricionista.

Veja mais dicas sobre nutrição, em nossa coluna, assinada por Rosângela Lopes.

*Um folículo piloso é uma estrutura dérmica tegumentar que é constituída por três invólucros (ou bainhas) epiteliais e é capaz de produzir um pelo. As bainhas rodeiam a raiz do pêlo, na profundidade da pele.

A secção transversal do folículo piloso revela a existência de 3 zonas concêntricas, de dentro para fora: bainha radicular epitelial interior, bainha radicular epitelial exterior e bainha radicular dérmica.

Quando nos referimos ao folículo piloso com uma glândula sebácea anexa, sua denominação passa a ser folículo pilossebáceo.

Gostou “Alimentação e acne: Qual a relação?”?

Alimentação e acne: Qual a relação?

Assine nossa Newsletter e receba nossas publicações em seu email assim que estiverem online em nosso site. Aproveite e leia sobre Carreiras e Trabalho, com os ensinamentos de Rogério de Caro. Veja também as Últimas Notícias.

Junte-se a 1.018 outros assinantes

Publicado em Colunistas, Nutrição em Prática por Rosângela Lopes. Marque Link Permanente.

Sobre Rosângela Lopes

Graduada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, São Paulo, com pós graduação em Alimentos funcionais: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva pela USCS. Atuante na área de Nutrição Clínica Funcional Adulto e Materno Infantil na cidade de Santo André-SP. Rosângela Lopes da Silva CRN3- 50764Meu desejo é contribuir e fazer parte dessa linda transformação que é se tornar uma pessoa com hábitos mais saudáveis, sendo cada pequeno passo nesse sentido uma grande vitória. Para isso pratico uma nutrição que atende às necessidades de cada indivíduo de forma única, tornando a adesão ao plano alimentar algo simples, fácil e prazeroso de seguir.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.