Prefeitura de Mauá, Sebrae e empresários organizam Arranjo Produtivo no setor de cosméticos; Os desafios e soluções para ampliar as atividades do setor
Na última segunda-feira, a Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveram uma reunião significativa.
Doze empresários atuantes no segmento de cosméticos no município se encontraram na Faculdade de Tecnologia (Fatec) Mauá para debater a criação de um polo de cosméticos na cidade.
Portanto, a medida se faz necessária em virtude da presença de diversas empresas ligadas a essa cadeia produtiva no município, desde a matéria-prima até a distribuição e venda.
José Roberto Rodrigues Silva, gestor do Sebrae em Mauá e responsável pelo setor de Políticas Públicas, enxergou na reunião uma oportunidade de convergência de interesses para fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL) no setor de Cosméticos.
Segundo ele, a criação de um polo forte, com uma governança robusta, pode levar até um ano. Afinal, requer que todos os participantes compartilhem uma visão de futuro. Aliás, também destacou o papel do Sebrae na resolução de vários problemas apontados pelos empresários.
Hiroyuki Ivan Yokota, sócio-proprietário da empresa Evalar ABC Química, mostrou-se interessado em expandir o conhecimento na área de cosméticos e aumentar seu portfólio. Já Débora Pezzotti, representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mauá, ressaltou a importância desses eventos para a divulgação e conscientização dos empresários locais sobre os desafios e sugestões para o setor.
Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edilson de Paula, enfatizou que o setor de cosméticos é uma cadeia produtiva geradora de muitos empregos e que a cidade tem vários setores com potencial de crescimento. Como exemplo, citou a segurança pública, onde é possível criar um outro Arranjo Produtivo Local voltado para o atendimento do mercado do Exército.
Por fim, foram levantadas diversas preocupações por parte dos empresários. Por exemplo, como trâmites burocráticos demorados, problemas com alvarás, logística reversa, necessidade de integração das indústrias e comércios para aumentar a competitividade da cidade. Assim como questões de comunicação, capacitação profissional, acesso ao crédito facilitado, infraestrutura estratégica de distribuição, cadastro atualizado, tecnologia e pesquisa, entre outros. Estes aspectos serão, sem dúvida, considerados nas próximas etapas de formação do polo de cosméticos.
Com informações da Prefeitura de Mauá.
Conheça nossos canais (Whatsapp, Telegram, Facebook): jornalgrandeabc.com/redes-sociais
Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!
Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Sobre os Termos de Privacidade