Pessoas & Empresas com Rogério De Caro

Artigo I – A importância das habilidades Soft Skills

Publicidade Google Ads

No processo de contratação as empresas buscam profissionais pelas suas competências comportamentais, claro que as competências da área em foco para contratação são importantes, mas as comportamentais passaram a ter um peso muito grande. As competências hard skill, são as competências técnicas de cada profissão.

As competências sociais, emocionais e mentais, estão relacionadas diretamente a personalidade de cada pessoa.

Estamos falando de Soft skills, afinal o que é isso? Soft Skills é um termo inglês usado para definir habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar. Também conhecida como habilidade interpersonal Skill. Vamos relacionar algumas das competências que as empresas buscam em seus profissionais:

➢ Comunicação
É fundamental um funcionário saber se comunicar bem, pela fala, escrita, corporal, visual e etc. É importante saber se comunicar com colaboradores, diretores, gerentes, clientes e fornecedores, pessoalmente, telefone ou por e-mail de forma amistosa e educada sem abrir mão do que precisa ser feito.
➢ Liderança
Esta é uma competência importante na carreira de qualquer profissional, mesmo que para a função que exerça não seja determinante o seu uso. A capacidade de resolver problemas, conflitos e tomar decisões requer um grau de liderança.
➢ Pensamento Crítico
As empresas, clientes querem solução e não problemas e desculpas, pessoas com pensamento crítico, buscam um melhor entendimento do problema para buscar solução.
➢ Atitudes positivas
Ninguém quer ficar ao lado de pessoas negativas, esta é uma competência muito valorizada em colaborar com o ambiente de trabalho. Os funcionários tem que saber se relacionar em grupo e de forma amigável.
➢ Trabalho em equipe
As empresas valorizam muito pessoas que sabem trabalhar em equipe, são pessoas flexíveis, participam de projetos, não deixam de dar a sua opinião,
comprometidas com os seus prazos e da equipe, respeitam opiniões diferentes, aceitam feedback e são auto de data.
➢ Ética no trabalho e vida pessoal
A ética no trabalho é o conjunto de valores, normas e atitudes que conduzem o comportamento dentro de uma empresa, sociedade e família. As empresas querem profissionais com comportamento adequado e com princípios que sejam o exemplo no seu ambiente de trabalho. Este é o princípio para se construir um bom ambiente de trabalho.

Quer saber mais sobre os meus trabalhos? Entre em contato:
11 94777 9496
rogerio@rogeriodecaro.com.br
www.rogeriodecaro.com.br
@rogeriodecaro

Este post foi publicado em 17 de novembro de 2020 06:35

Publicidade Google Ads
%%footer%%