Guia de Profissões

Desenvolvedor Full Stack

Publicidade Google Ads

Desenvolvedor Full Stack é o profissional habilitado para entender e operar todas as partes de um projeto, desde a concepção de servidores internos até as interfaces de comunicação com o cliente final. Para entender melhor esse trabalho é importante explicar o que são as duas principais frentes de atuação desses profissionais. A primeira é o desenvolvimento front-end, o qual diz respeito a parte externa de uma aplicação, como um site, por exemplo. Os profissionais responsáveis por essa função, ao conceber os projetos, preocupam-se com os recursos e ferramentas que são vistos pelos usuários.

O que faz?

A organização das páginas de um site, o layout, a aparência e tudo aquilo que pode ser visto dentro do escopo do trabalho é construído por desenvolvedores front-end. Por outro lado, tudo aquilo que tem relação com a infraestrutura interna e funcionamento é conhecido como desenvolvimento back-end. As tecnologias mais comuns dessa composição são o Java, Ruby, Node.js, C# e Python. No entanto, existem profissionais que conseguem dominar essas duas funções, trabalhando de maneira ampla nesse campo de atuação.

Esses são os desenvolvedores full stack, que têm aptidão para atuar tanto no front, como no back-end. Geralmente contrata-se tais desenvolvedores para liderar projetos de grande porte, já que por causa de suas habilidades, conseguem enxergar o delineamento integral da aplicação, não apenas de forma mais técnica. A função desses profissionais é manter os sistemas internos com bom funcionamento, integrando normalmente as equipes de TI em grandes companhias. Seu foco costuma ser a manutenção dos aplicativos, mas também a concepção de novas soluções para os problemas que surgem na rotina laboral.

Quais as Habilidades e Competências?

Muito mais do que apenas os conhecimentos técnicos específicos, desenvolvedores full stack necessitam dispor de algumas competências e habilidades pessoais que serão de grande vantagem em sua rotina de trabalho. Listamos abaixo algumas dessas qualidades:

1. Senso crítico

Ter um senso crítico aguçado ajudará desenvolvedores full stack a tomar decisões inteligentes no seu dia a dia. Isso vale tanto para seu trabalho, como para o trabalho de colegas, ainda mais se está exercendo um cargo alto na hierarquia da empresa. Ter um olhar mais aberto para novas ideias é fundamental dentro dessa linha de trabalho.

2. Atualização constante

Desenvolvedores full stack também devem ter uma sede por conhecimento que não pode cessar. Na área da tecnologia as novidades surgem cotidianamente e caso não consigam acompanhar todas as tendências, esses profissionais podem tornar-se obsoletos. Fazer pós-graduação, mestrados e até doutorados, aprofundando assim seus conhecimentos é uma forma de manter-se em constante progresso. Comparecer a eventos, como palestras e workshops, ler artigos e fazer cursos online também podem ser estratégias igualmente interessantes.

3. Curiosidade

Ter curiosidade proporcionará motivação para você continuar na carreira e aprimorar ainda mais suas qualidades profissionais. Desenvolvedores full stack não podem dar atenção apenas a um único assunto, já que sua principal característica é o fato de conseguirem ser multitarefas. Sem a curiosidade, os profissionais tendem a se acomodar, ficando limitados a agir apenas dentro de uma área específica.

4. Saber lidar com pessoas de várias áreas

Programadores devem saber lidar com diferentes tipos de pessoas, isso torna-se ainda mais factível no que se refere a desenvolvedores full stack, visto que esses profissionais precisam atender a trabalhadores do suporte, comercial, atendimento e executivos. Isso ocorre porque as incumbências de colaboradores full stack são muito mais amplas e influenciam diversos setores.

5. Proatividade

A proatividade é imprescindível para desenvolvedores full stack, já que estes devem ter aptidão para encontrar problemas e sugerir soluções adequadas antes que as problemáticas atrapalhem o andamento dos projetos. Ter proatividade ainda tem relação com a tomada de decisões de maneira autônoma, sem esperar por confirmações a cada fase do projeto. Para isso, precisam confiar em seus instintos e em suas habilidades, agindo de maneira consciente a cada etapa do trabalho.

O que você precisa para ser?

Atuar como Desenvolvedor Full Stack requer muito conhecimento, por isso, as pessoas que querem trabalhar nessa área precisam estudar bastante. A escolha mais tradicional é cursar uma graduação que tenha um foco em tecnologia, mas ainda assim é necessário saber o que está acontecendo no mercado, acompanhar as novas tendências acerca das linguagens de programação e saber quais são as novas exigências das organizações para investir em qualificações.

Há ainda uma alternativa não tradicional, mas que vem atraindo diversos profissionais, que é o estudo autônomo. Diversos desenvolvedores que entram nesse mercado por essa estratégia costumam aprender convivendo com outros programadores ou procurando conteúdos na internet ou em livros. Nesse caso é mais indispensável ainda a busca por capacitação contínua. Algumas dicas do que deve fazer para destacar-se nesse meio são:

  • Buscar aprender novas linguagens de programação, ampliando seu conhecimento e, portanto, seu leque de possibilidades;
  • Procurar entender como funcionam domínios como DNS e SSL;
  • Ir além do básico, ampliando os conhecimentos em front-end e back-end;
  • Aprofundar-se, buscando dominar com destreza as técnicas relacionadas a User Experience (UX);
  • Desenvolver habilidades de comunicação para saber negociar com seu time e o de outras áreas;
  • Saber como funciona e como preparar a infraestrutura que suportará os projetos;
  • Ampliar suas oportunidades ao aprender a desenvolver aplicativos para iOS e Android;
  • Aumentar suas habilidades de liderança e gestão de projetos.

Qual o Salário Médio?*

Com suas habilidades em atuar com todos os processos de TI, esses profissionais conseguem ser responsáveis integralmente por um projeto, o que costuma reduzir gastos e aumentar a produtividade. A remuneração média de desenvolvedores full stack no Brasil é R$ 4.402 mensais, no entanto, esse número costuma variar bastante dependendo do tipo de empresa, das competências, formações e experiências desses profissionais.

Os valores ficam sujeitos a variações de acordo com as características de cada vaga de trabalho. Informações extraídas de sites do ramo.

Com informações de Indeed.

Voltar para Guia de Profissões

Gostou de “Desenvolvedor Full Stack”? Compartilhe!

Desenvolvedor Full Stack
Desenvolvedor Full Stack. Foto: Unsplash

Conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads