Diminuir estresse no trabalho? Confira estas dicas já!

Publicidade Google Ads

Diminuir o estresse no trabalho não é uma tarefa tão fácil, mas é totalmente atingível! Certamente uma das fontes de maior estresse da maioria das pessoas é o ambiente de trabalho, até porque costuma ser o local aonde passamos a maior parte do nosso tempo.

Muitas das vezes é no trabalho que precisamos conviver com pessoas hostis, ou que não temos tão grandes afinidades. E torna-se um grande desafio estar em um ambiente que obrigatoriamente você deverá produzir e se relacionar de forma amigável com todos.

Hoje, vamos te dar 6 dicas para conseguir, de forma eficaz, a diminuir o estresse no trabalho e consequentemente melhorar seu dia-a-dia.

1 – Reformular o Estresse

Sim! Você leu direito…. reformular. Porque reformular? Porque o estresse, principalmente no trabalho, é quase que inevitável.

Não queira lutar contra algo que você não pode mudar, está simplesmente fora do seu alcance!

As metas terão que existir, os colegas de trabalho difíceis de lidar permanecerão ao redor, os horários serão os mesmos e por aí vai… Portanto, não escape do estresse… Enfrente sob uma perspectiva diferente!

Precisamos compreender que o estresse é gerado a partir de alguma pressão criada por nós mesmos. Por exemplo, quando trata-se de uma meta com um prazo específico e você começa a se sentir pressionado pelo tempo, que do seu ponto de vista não é o suficiente.

Duas formas de procurar lidar com esse tipo de estresse:

Uma boa comunicação em equipe, mostrando o que deverá ser feito e o tempo hábil para tal projeto. Você mesmo parar e levar em consideração de que é um bom funcionário e que fará o seu melhor e criando consciência de que alcançando(ou não) a meta, o seu melhor foi feito. Portanto, se você é o tipo de funcionário que procrastina, daí o ideal é trabalhar nessa parte para melhorar sua produtividade e não se autossabotar.

O ideal é sempre procurar manter uma boa comunicação para que as expectativas sempre estejam devidamente alinhadas e que a sua parte esteja feita conforme a sua realidade.

2 – Busque uma boa alimentação

O que o trabalho e alimentação tem a ver? Tudo! Porque, geralmente, é no meio do expediente que está nosso horário de almoço.

Não pule suas refeições por conta de trabalhos exaustivos. Tire seu tempo pra almoçar e não misture trabalho nesse período.

O ideal é almoçar longe do ambiente que está trabalhando, mas mesmo que seja na cozinha do trabalho, que esse tempo seja para você e não para a empresa.

É importante lembrar também do café da manhã…

Não saia de casa sem procurar fazer um café da amanhã, por mais simples que seja. Levante mais cedo e proporcione a você um tempo para estar de fato tomando seu café, sem pensar em problemas(seja de onde for).

E quando for seu horário de almoço, mesmo quando já se alimentou e ainda tem alguns minutos, usufrua desses minutos para você.

3 – Mantenha uma organização

Caso você não acredite ser uma pessoa organizada, é melhor começar a rever seus hábitos para conseguir de fato diminuir o estresse no trabalho.

Crie o hábito de dormir e acordar no mesmo horário ou, pelo menos, acordar sempre no mesmo horário. Para começar melhor o dia é necessário manter uma rotina diária matinal.

Essa rotina matinal inclui, além do horário de acordar, também outros hábitos que você pode agregar na sua manhã, como meditação, uma boa leitura, ouvir uma determinada música…

Sendo assim, organize também sua área de trabalho, sua mesa ou espaço em que trabalha e também, o mais importante, o seu tempo. Isso vai te ajudar a alinhar suas prioridades e te dar mais tranquilidade na realização das suas atividades ao longo do dia.

4 – Crie um ambiente que melhore sua concentração

Seu espaço de trabalho te deixa feliz ou te dá agonia?

Priorize o que deve estar nesse espaço de fato, o que não tem mais relevância descarte!

Itens decorativos e pessoais são relevantes ou não pra você? Isso deverá ser respondido somente por você…. Caso te transmita calma fotos de determinados familiares então coloque, mas se não for o caso, deixe apenas itens do trabalho mesmo.

Pensando em mudar de carreira ou se preparar melhor para entrevistas de emprego? Conheça a RC Locus, referência em Recrutamento & Seleção, em todos os níveis.

5 – Organize seu espaço virtual

Caso seu trabalho também inclua ambiente virtual, precisando utilizar o computador… Organize sua “bagunça tecnológica”!

Identifique o que consome a sua energia e seu tempo.

Observe, além do seu computador, também o que te tira do foco pelo celular.

Portanto, não se perca em coisas que vão atrasar sua vida e depois te farão perder a calma!

6 – Procure harmonia com os colegas

Repare nas pessoas ao seu redor. Entenda que você precisa se socializar e melhorar o ambiente também, não espere dos outros.

Procure ser sempre gentil, a gentileza nunca fica fora de moda.

Não é necessário criar best friends no ambiente de trabalho, mas é possível criar o mínimo de um bom relacionamento.

Conheça todos nossos canais (Whatsapp, Telegram, Facebook, Buscador): https://jornalgrandeabc.com/inicio/nossas-redes-sociais/

Diminuir estresse no trabalho? Dica extra: Faça Terapia

Uma forma de sempre nos manter com a mente sã é procurar um bom especialista no assunto, no caso um psicólogo.

Ele irá te ajudar a encontrar o que realmente te estressa e como superar da melhor forma esse mal.

Algumas vezes os motivos são mais profundos e muito específicos e somente um bom especialista irá te ajudar.

Para isso, busque psicólogos de fato capacitados para te dar um suporte profissional e que vá realmente fazer a diferença não só no seu trabalho mas na sua vida no geral.

Diminuir estresse no trabalho? Conclusão

É necessário rever algumas atitudes nossas para melhorarmos o que temos como estresse, principalmente no trabalho.

É possível sim modificar a nossa realidade, trabalhando o nosso melhor e com dicas simples e práticas para alterar essa realidade.

Sendo assim, caso haja dificuldade nessas modificações, procure uma ajuda profissional…

Essa ajuda profissional você encontra no Instituto Descontruir; com psicólogos dispostos a te ajudar a superar estresses, ansiedades e diversas outras emoções que possam surgir ao longo da vida.

Publicado originalmente por nosso parceiro Meu Emprego Novo.


Conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Mais Vagas no Grande ABC

Gostou “Diminuir estresse no trabalho? Confira estas dicas já!”?

Photo by Pedro Figueras on Pexels.com

Assine nossa Newsletter e receba nossas publicações em seu email assim que estiverem online em nosso site. Aproveite e leia sobre Carreiras e Trabalho, com os ensinamentos de Rogério de Caro. Veja também as Últimas Notícias. Aliás, conheça nosso site para o Rio de Janeiro, o Jornal Grande Rio.

[jetpack_subscription_form subscribe_placeholder=”Digite seu endereço de e-mail” show_subscribers_total=”true” button_on_newline=”true” submit_button_text=”Registrar-se” custom_font_size=”undefinedpx” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”has-undefinedpx-font-size has-text-color has-white-color has-background has-blue-background-color” email_field_classes=”has-undefinedpx-font-size” show_only_email_and_button=”true”]
Publicidade Google Ads