Colunistas

Dizer Não

A felicidade chega a sua vida é de dentro para fora e este processo envolve suas atitudes e como você pensa de si e dos outros. Para a grande maioria das pessoas tem que passar pelo processo de mudança e evolução para estar no estado de felicidade. Então bora lá mudar para ser feliz por mais tempo. Continue lendo →

A felicidade chega a sua vida é de dentro para fora e este processo envolve suas atitudes e como você pensa de si e dos outros. Para a grande maioria das pessoas tem que passar pelo processo de mudança e evolução para estar no estado de felicidade. Então bora lá mudar para ser feliz por mais tempo.

Quantas vezes já ouvimos que devemos eliminar a palavra NÃO, ela bloqueia a prosperidade o otimismo e etc. Não deixa de ter a sua razão, pessoas que dizem muito “não” se fecham para o sim e novas oportunidades e se tornam infelizes. O contrário também pode ser verdadeiro, não saber falar não a pessoa pode ser infeliz.

Claro que não devemos dizer não a tudo e a todos, isso é muito prejudicial. É importante saber o momento certo para dizer ‘não”.
Muitas pessoas tem dificuldade em dizer não no trabalho, relacionamentos, amizades, educação dos filhos e outras atividades, se agridem e por sua vez se tornam infelizes por que estão fazendo algo contra a sua vontade.

Algumas das causas que dificultam as pessoas a dizer não, é o medo de serem rejeitadas, tentar agradar a todos, colocar os problemas dos outros na frente das suas prioridades, medo de magoar o outro, medo de perder uma oportunidade (ex. no trabalho), medo de conflito, medo de dar a sua opinião, estes são os mais comuns.

CONTINUA NA PÁGINA ABAIXO ▼

Entenda que a pessoa se fere e perde a oportunidade de dar a sua opinião para que a conheçam melhor, ela esta abrindo mão da sua liberdade de colocar os seus sentimentos, pensamentos e vontade, depois não adianta reclamar, a escolha foi sua.

Para superar esta dificuldade que causa frustração e infelicidade, vou compartilhar algumas dicas bem simples, mas vai depender do seu compromisso de querer mudar.

Entenda tudo é possível desde que você queira.

Dicas de quando dizer não:

Primeiro seja sincero com você, com seus limites e os respeite;
Segundo seja direto pense menos a aja mais, isso lhe fara bem;
Terceiro não perca o equilíbrio emocional, não fale e ou decida sob emoção, acalme-se e fale, mas não deixe de falar (desenvolva e inteligência emocional);
Quarto não se sinta culpado, o importante você esta se priorizando;
Quinta estabeleça limites, muitas vezes assumimos atividades dos outros e nos sobrecarregamos;
Sexta muitas vezes somos interrompidos a todo momento, então aja diga não, estabeleça regras;

Conclusão: Apenas comece e vá evoluindo logo sentira que a frustação diminuiu, a pressão de fazer o que não quer também diminuiu e não pode esquecer que superou a dificuldade de falar “não”, com certeza se sentira mais feliz.

Quer saber mais sobre o meu trabalho?
Rogério De Caro
Master Coach, Mentor, Palestrante e Consultor Estratégico de Empresas
(11) 94777 9496
rogerio@rogeriodecaro.com.br
www.rogeriodecaro.com.br

Este post foi publicado em 29 de outubro de 2020 08:44

%%footer%%