Espaço pessoal: afinal que distância deve ser respeitada? Especialista dá dicas de como identificar e respeitar o limite de cada um
A comunicação entre pessoas é uma dança sutil que ocorre dentro de um espaço pessoal. Há pessoas que gostam de falar tocando, alguns preferem manter distância durante a conversa, outros ainda não têm problemas com a aproximação. Algo em comum é que todo mundo tem uma zona de conforto quando se trata de proximidade física durante um bate-papo, mas como encontrar esse limite? Essa distância é real e tem implicações significativas nas interações diárias.
O especialista Giovanni Begossi, mais conhecido como El Professor da Oratória, ensina como identificar os sinais do parceiro de conversa e ter sucesso em uma aproximação que seja confortável para todos.
“O espaço pessoal é a área ao nosso redor que consideramos nossa extensão. É uma bolha invisível que nos protege e define nossos limites. Quando alguém invade essa bolha, podemos sentir desconforto ou até mesmo irritação. É preciso atenção aos sinais que a outra pessoa passa”, alerta Giovanni.
Para o especialista um braço de distância pode ser confortável para a maioria. “Imagine estar a uma distância de menos de um braço de alguém. Essa proximidade é geralmente aceitável quando estamos em um ambiente social ou profissional. No entanto, se alguém que não é tão íntimo se aproxima demais, podemos sentir que nossa privacidade está sendo invadida”, afirma.
Aliás, o tamanho do espaço pessoal diz muito sobre intimidade. “O espaço pessoal varia de pessoa para pessoa e de cultura para cultura. Alguns indivíduos desejam mais proximidade, enquanto outros preferem manter uma distância maior. Quem busca intimidade permitirá que alguém se aproxime mais, talvez para um abraço ou um beijo. Essa proximidade é um sinal de confiança e conexão.”
A grande dica é prestar atenção aos territórios. Giovanni explica em seus cursos que “quando alguém se afasta ou se aproxima é possível obter informações valiosas sobre como essa pessoa se sente em relação a nós. Se alguém se sente desconfortável, é importante respeitar essa sensação e recuar”.
Compreender melhor a comunicação e entender o espaço pessoal pode evitar situações desagradáveis e até mesmo conflitos. “Lembre-se de que cada pessoa tem suas próprias preferências. Respeite essas diferenças e ajuste sua comunicação de acordo”, finaliza El Professor da Oratória.
Em um mundo onde as relações são fundamentais, o respeito pelo espaço pessoal é uma habilidade valiosa. Portanto, saber até onde ir e, mais ainda, como conquistar essa aproximação são as chaves dos bons comunicadores.
Mais conhecido como El Professor da Oratória, Giovanni é advogado e aluno laureado do curso de direito na UFRN, Tedx Speaker e bicampeão brasileiro de oratória. São 13 anos de experiência em comunicação, que começaram em aulas de teatro, passando pelos Toastmasters, em Portugal, e chegando a sócio extraordinário da Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra.
Por meio da comunicação, deixou de ser um “nerd antissocial” e ganhou mais de 20 prêmios de debate e oratória em três línguas diferentes: inglês, espanhol e português. Referência no ramo, é criador dos métodos Hiper Persuasão, Oratória Viral e Destrave Sua Comunicação, além de mentor de grandes influenciadores, empresários multimilionários, ex-BBBs, políticos, atletas profissionais e até desembargadores.
Em agosto de 2022 ganhou 200 mil seguidores no Instagram e no Tik Tok, tornando-se o maior perfil de comunicação e oratória do País nas redes sociais, com mais de 1 milhão e 600 mil seguidores atualmente e mais de 100 milhões de views orgânicos.
Ademais, conheça nossos canais (Whatsapp, Telegram, Facebook): jornalgrandeabc.com/redes-sociais
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Sobre os Termos de Privacidade