Notícias

Evento online promove capacitação em produtos de panificação e confeitaria

Publicidade Google Ads

Promovido pelo Ital, da Secretaria de Agricultura, seminário será realizado de 5 a 9 de outubro e tem inscrições abertas

A 6ª edição da Semana Tecnológica Cereal Chocotec, que ocorrerá pela primeira vez no formato online, de 5 a 9 de outubro, está com inscrições abertas e é possível conferir a programação completa do evento promovido pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

A iniciativa tem o objetivo de oferecer aos participantes cinco dias dedicados à transferência de conhecimento em chocolates, drageados, balas de goma, barras de cereais e de frutas, pão de queijo, farinha de trigo, microencapsulação de alimentos e sustentabilidade em produtos de panificação e confeitaria.

A semana é promovida pelo Centro de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), com programação pensada para ampliar as oportunidades entre profissionais e dirigentes das indústrias, pesquisadores e estudantes das áreas, além de micro, pequenas, médias e grandes empresas com interesse em se aprimorar e em inovar.

Ao todo, serão oferecidos sete cursos teórico-práticos, além do 2º Seminário Sustentabilidade em Bakery & Confectionery, que contará com palestras da diretora-geral do Ital, Eloísa Garcia, sobre conceitos e aplicação, e da vice-diretora do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Ital, a pesquisadora Fiorella Dantas, sobre tendências em embalagens.

Certificações

A programação do seminário abrange ainda certificações orgânicas, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social, soluções responsáveis de agregação de valor e desenvolvimento de produtos, sendo encerrada por palestra sobre desafios e oportunidades da agricultura orgânica no estado, ministrada pelo diretor e coordenador do Projeto de Agricultura Orgânica da Secretaria, Edwin Montenegro, sucedida por mesa-redonda com a participação de todos os palestrantes.

“Nosso objetivo com a Semana Tecnológica é difundir conhecimento aplicado às tecnologias para os setores de Bakery e Confectionery, trazendo inovações alinhadas às demandas do consumidor e atento às necessidade do mercado”, ressalta a diretora do Cereal Chocotec, Carla Léa de Camargo Vianna Cruz.

“Desde a primeira edição da semana, em 2008, temos buscado acompanhar as novidades adequando-as à realidade da produção. Neste ano, ainda tivemos o desafio de adequar todo o conteúdo para o formato online, que tem como ponto positivo uma maior possibilidade de atingir participantes de diferentes localidades do País, sem a necessidade de deslocamento”, complementa a pesquisadora Marise Bonifácio Queiroz, que coordena o evento com a pesquisadora Izabela Dutra Alvim.

A 6ª Semana Tecnológica do Cereal Chocotec conta com apoio das associações brasileiras Abiad, de indústrias de alimentos para fins especiais e congêneres, Abiam, de indústria e comércio de ingredientes e aditivos, Abip, de indústrias de panificação e confeitaria, Abitrigo, da indústria do trigo, e Abimapi, das indústrias de biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos, além da Conexão.f, incubadora de conhecimento da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag). As empresas AAK, Bizerba, Cargill, Carino, GNT, Perkin Elmer e WQS patrocinam a iniciativa.

Sobre o Ital

Localizado em Campinas, no interior do estado, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Outras informações estão disponíveis aos interessados pelo site www.ital.agricultura.sp.gov.br.

Este post foi publicado em 17 de setembro de 2020 13:31

Publicidade Google Ads
%%footer%%