Expectativa Positiva para a Black Friday nos Shopping Centers

Levantamento mostra que 71% dos brasileiros pretendem aproveitar as tradicionais promoções da Black Friday, elevando a expectativa positiva para o segmento de Shopping Centers

A Black Friday já se tornou um dos maiores eventos comerciais do Brasil e, no ano passado, o faturamento desta data teve um crescimento de 31% em relação a 2019, chegando a R$ 3,86 bilhões, como apontam dados do levantamento da Neotrust/Compre&Confie. Já em 2021, Neste ano, uma pesquisa realizada pela startup de cashback Méliuz aponta que 71% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday, e a tendência é que grande parte das compras sejam feitas no e-commerce, via smartphone. No entanto, com a retomada do comércio, que já vem ocorrendo desde o fim do primeiro semestre deste ano, os shopping centers voltam a ser uma opção para as compras durante essa data.

De acordo com Mauricio Romiti diretor financeiro e administrativo da Nassau Empreendimentos, empresa que atua há 30 anos no setor de shopping centers, a expectativa para a Black Friday deste ano é bastante positiva para o segmento: “Nas regiões onde a flexibilização em relação às medidas de segurança contra a Covid-19 começou mais tarde, como em São Paulo, as últimas semanas têm mostrado uma expansão da demanda reprimida. Em outros locais, o retorno tem sido mais gradativo, mas já demonstrando uma recuperação em direção aos patamares de 2019”.

Antes da pandemia, o varejo vinha acumulando crescimento anual desde 2017 e, mesmo em 2020, também houve alta, como apontam números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento foi de  2,1% em 2017, 2,3% em 2018, 1,8% em 2019 e 1,2% em 2020 e, neste ano, o primeiro semestre registrou um aumento de vendas de 25,5%, segundo levantamento da Mastercard SpendingPulse. “Da mesma forma que nos anos pré-Covid, o varejo cresceu. No entanto, os percentuais de crescimento tendem a ser diferentes: a base do varejo está menor, e a do e commerce maior em relação a proporção do período anterior à pandemia. Daqui para frente, o ‘varejo offline’ deve crescer proporcionalmente mais”, avalia Romiti.

Para os lojistas que ainda estão receosos, Mauricio dá uma dica: “Não é o momento de ter medo de apostar nessa Black Friday. Apesar do crescimento do online, a experiência de compra imediata é insubstituível, e ofertas relevantes terão conversão de venda certeira”. Nos shopping centers, os cuidados básicos e essenciais seguem sendo obrigatórios, como o uso de máscaras, álcool gel e evitar aglomerações. “E, diferentemente dos anos anteriores, com pessoas passando por debaixo das portas de lojas para aproveitar as promoções, este ano o varejo deve estar mais organizado e controlado”, ressalta o especialista.

Conheça todos nossos canais (Whatsapp, Telegram, Facebook, Buscador): https://jornalgrandeabc.com/inicio/nossas-redes-sociais/

Sobre a Nassau Empreendimentos

A Nassau Empreendimentos, criada em 1991, atua há 30 anos no mercado de shopping centers nacional e possui uma carteira de clientes diversificada com mais de 100 projetos em diferentes centros comerciais, além de uma participação societária em quatro empreendimentos.

A empresa atua em todas as etapas dos centros comerciais: planejamento, implantação, administração e comercialização. Fazemos também projetos de consultoria e revitalização. Nossos processos são enxutos e eficientes, almejando sempre prover aos empreendedores boas estratégias que levam em conta a longa experiência que temos no setor, a vivência com os consumidores e lojistas dentro de um mercado sempre em constante mudança.

Mais Vagas no Grande ABC

Gostou “Expectativa Positiva para a Black Friday nos Shopping Centers”?

Expectativa Positiva para a Black Friday nos Shopping Centers
Mauricio Romiti, diretor diretor financeiro e administrativo da Nassau Empreendimentos. Foto: Divulgação

Assine nossa Newsletter e receba nossas publicações em seu email assim que estiverem online em nosso site. Aproveite e leia sobre Carreiras e Trabalho, com os ensinamentos de Rogério de Caro. Veja também as Últimas Notícias. Conheça nosso site para o Rio de Janeiro, o Jornal Grande Rio.

Junte-se a 3.160 outros assinantes

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.