Notícias

Projeto MONUEM-ERESP: Inscrições abertas para monitores

Estão abertas, até dia 31 de janeiro, as inscrições para o programa de monitores do Projeto MONUEM-ERESP de forma 100% presencial. O objetivo da iniciativa, idealizada pelo Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP) e realizada pelo Instituto Global Attitude em parceria com Secretaria Municipal de Educação e Relações Internacionais de São Paulo (SME e SMRI), é levar o conceito e a prática do Modelo das Nações Unidas para as escolas da rede pública municipal de Ensino Médio de São Paulo.

A  ação do Instituto Global Attitude irá selecionar para a 6ª edição do MONUEM-ERESP estudantes universitários que cursem Relações Internacionais, Economia, Direito, Ciências Sociais ou áreas correlatas. Um dos requisitos desejados é ter familiaridade com o Modelo das Nações Unidas. O projeto será realizado de forma totalmente presencial nesta edição. Mais informações sobre o processo estão presentes no edital disponibilizado no formulário de inscrição.

O papel dos monitores no programa será de lecionar aulas sobre o sistema internacional, o funcionamento da ONU e outros assuntos relacionados. Por isso, é recomendado ter experiência prévia com simulações, a fim de tornar o processo de aprendizado mais eficiente. A monitoria é uma atividade voluntária, com recebimento de certificado ao final do Programa – que contará como horas complementares demandadas pelas universidades. Os monitores selecionados farão um treinamento acadêmico e serão acompanhados por uma coordenadora acadêmica e uma professora especialista em relações internacionais, que auxiliam, respectivamente, na programação de cada uma das tarefas e na didática em sala.

O programa tem como propósito estimular a reflexão sobre temas da agenda internacional, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável postulados pelas Nações Unidas, além de desenvolver habilidades socioemocionais, técnicas de negociação e resolução de conflitos.

Foto: Divulgação

Como funciona o Projeto MONUEM-ERESP?

O projeto possui a meta de desenvolver nos alunos, de maneira prática, habilidades como pesquisa, argumentação, solução de conflitos, empatia, cooperação, entre outras. Os estudantes escolhem um país para aprender sobre sua cultura e, ao final, há uma simulação onde eles, como delegados da nação selecionada, defendem sua importância em um fórum da ONU, conjuntamente a outras escolas. 

A realização, inspirada no conceito desenvolvido pela Universidade de Harvard e idealizada pelo Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP), fica por conta do Instituto Global Attitude. 

No semestre passado, o Programa realizou a primeira simulação da Assembleia Geral da ONU totalmente em Libras com alunos surdos. Neste momento, um dos principais objetivos é poder continuar acolhendo estudantes com grande vulnerabilidade social e proporcionar uma educação de qualidade para todos. Para esse semestre, o projeto segue contando com uma assistente social para acompanhar os estudantes participantes.

Foto: Divulgação

Sobre o Instituto Global Attitude 

O Instituto Global Attitude é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), com sede em São Paulo, sem fins lucrativos e apartidário, cuja atuação transcende fronteiras nacionais e regionais. O grupo assessora organizações, empresas e governos na promoção de cooperação internacional, inspirando, capacitando e fortalecendo processos transformativos no Brasil e no mundo. Participa, atualmente, de conferências internacionais por meio do braço Diplomacia Civil e de projetos educacionais com empresas e entidades públicas.

Como se inscrever?

Neste ano, as inscrições serão realizadas através do link: https://forms.gle/P2mrF2jQYf8G8WaE9 .

Conheça todos nossos canais (Whatsapp, Telegram, Facebook, Buscador): https://jornalgrandeabc.com/redes-sociais/


Conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Vagas no Grande ABC

Gostou de “Projeto MONUEM-ERESP: Inscrições abertas para monitores”?

Assine nossa Newsletter e receba nossas publicações em seu email assim que estiverem online em nosso site. Aproveite e leia sobre Carreiras e Trabalho, com os ensinamentos de Rogério de Caro. Veja também as Últimas Notícias. Conheça nosso site para o Rio de Janeiro, o Jornal Grande Rio.

Este post foi publicado em 19 de janeiro de 2022 18:23

%%footer%%