Mercado de Trabalho

Quanto se ganha no Primeiro Emprego? Estudo aponta valores e +

Publicidade Google Ads

Quer saber quanto se ganha no primeiro emprego? Conheça os dados do estudo inédito sobre jovens brasileiros no mercado de trabalho

Quanto se ganha no Primeiro Emprego? Estudo aponta valores e + four people watching on white MacBook on top of glass-top table
Quanto se ganha no Primeiro Emprego? Estudo aponta valores e +. Photo by Mimi Thian

Quer saber quanto se ganha no primeiro emprego? Conheça os dados do estudo inédito sobre jovens brasileiros no mercado de trabalho

Um estudo inédito sobre o futuro de jovens brasileiros no mercado de trabalho traz dados preocupantes sobre precarização, mas também aponta oportunidades que podem surgir com novas tendências, como a digitalização da economia.

O estudo Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras, feito com jovens de 14 a 29 anos, revelou que, aproximadamente, dois terços desse público recebem até um salário mínimo ao alcançar o primeiro emprego. Atualmente, o salário mínimo está em R$ 1.302. Em maio, esse valor deve ser corrigido para R$ 1.320 após reajuste durante o governo Lula.

Oportunidades de Trabalho

Chama atenção também dados sobre as oportunidades de trabalho para boa parte dessa população, que ainda enfrenta dificuldades para se capacitar no mercado de trabalho. A taxa de desocupação entre os jovens de 18 a 24 é de 18%. Aliás, isso é mais do que o dobro da média geral que é de 8,1%, segundo dados do IBGE.

Dentro desse recorte, as taxas impactam mais as mulheres, os negros e os menos escolarizados. Além disso, 60% desse público vivem com até dois salários-mínimos. Os empregos que mais chegam aos jovens ainda são dentro de setores como comércio e reparação; alojamento e alimentação; indústria de transformação, construção, entre outros.

O estudo Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras foi realizado pelo Instituto Cíclica em parceria com o Instituto Veredas. Ademais, com o apoio da Fundação Telefônica Vivo, do Itaú Educação e Trabalho, da Fundação Roberto Marinho, da Fundação Arymax e da GOYN SP.

Tendências

O estudo traz ainda tendências para o futuro do trabalho, o que pode impactar ainda mais o desemprego. Afinal, pode ocorrer uma substituição de postos de trabalho, mas também pode trazer benefícios, como a criação de novos empregos. Uma das principais tendências é a chamada digitalização da economia, que leva a um movimento de substituição de postos de trabalho, mas, por outro lado, traz um aumento das oportunidades em áreas como tecnologia da informação, saúde e educação.

Outra tendência é a flexibilização das relações de trabalho, que reduz a contratação pelo regime CLT e incentiva trabalhos informais. Por exemplo, como motorista ou entregador por aplicativo, ou em microempreendimentos.

“O estudo deixa claro o quanto a economia digital é uma realidade, inclusive transversal as outras. Por isso é muito importante o investimento em letramento digital dos jovens, com real compreensão das potencialidades da tecnologia e de como aplicá-las de maneira crítica”, explica Lia Glaz, diretora presidente da Fundação Telefônica Vivo. Segundo ela, o quanto antes as escolas tiverem capacidade de desenvolver essas habilidades nos estudantes, mais preparados eles chegarão ao mercado de trabalho.

Educação Profissional

Nesse sentido, o estudo Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras destaca a importância de se investir na educação profissional e tecnológica. Sendo assim, como um caminho para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Aliás, também ampliar a oferta de vagas em cursos técnicos e estágios supervisionados, desenvolver habilidades socioemocionais e criar mecanismos de apoio às escolas e professores são algumas das recomendações apontadas pelo estudo.

É importante ressaltar que, além das falhas na capacitação dos jovens, o mercado de trabalho brasileiro ainda enfrenta uma taxa de desocupação elevada, especialmente entre os mais jovens e aqueles com menor escolaridade. No entanto, o estudo também traz algumas tendências que podem trazer benefícios, como a digitalização da economia, que pode gerar novas oportunidades em áreas como tecnologia da informação, saúde e educação.

Diante desse cenário, é essencial que as instituições e empresas criem estratégias para garantir a formação adequada e a inclusão desses jovens no mercado de trabalho, visando proporcionar condições melhores para o seu futuro.


Gostou de “Quanto se ganha no Primeiro Emprego? Estudo aponta valores e +”? Compartilhe!

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads