Notícias

Ensaio aberto do espetáculo inédito Idade de Ouro

Publicidade Google Ads

Elza Soares, Bibi Ferreira, Dercy Gonçalves, Chiquinha Gonzaga, Marielle Franco, Rita Lee, Maria da Penha, Nise da Silveira, Irmã Dulce, Cora Coralina, Carmem Miranda e Tereza de Benguela são as homenageadas no espetáculo com direção de Jorge Julião

Idade de Ouro, espetáculo inédito do grupo Rádio Ilusão, terá um ensaio aberto no dia 2 de maio, às 17h, no Teatro Commune. A estreia acontece no dia 6 de maio, sábado, às 16h. Dirigido pelo ator e diretor Jorge Julião, que atua com talentos da maturidade, o espetáculo marca o início das comemorações de 25 anos da companhia.

Idade de Ouro tem a proposta de resgatar as histórias e narrativas dos artistas da maturidade. Para dar vida ao projeto, os integrantes do grupo teatral elegeram 12 mulheres representativas no cenário nacional, de diferentes áreas, para serem homenageadas por meio de cantigas de roda, brincadeiras infantis e lembranças que marcaram suas vidas.

Elza Soares, Bibi Ferreira, Dercy Gonçalves, Chiquinha Gonzaga, Marielle Franco, Rita Lee, Maria da Penha, Nise da Silveira, Irmã Dulce, Cora Coralina, Carmem Miranda e Tereza de Benguela são as homenageadas de forma lúdica.

Ensaio aberto do espetáculo inédito
Ensaio aberto do espetáculo inédito Idade de Ouro

Ensaio aberto do espetáculo inédito Idade de Ouro

O espetáculo é dirigido por Jorge Julião, ator e diretor teatral, que atuou também no cinema em Pixote: a Lei do Mais Fraco, com roteiro de Jorge Duran e Hector Babenco, direção de Hector Babenco (Melhor Ator Revelação – 1980, APCA).

Mais do que celebrar a experiência do grupo, Idade de Ouro o tem o objetivo de abrir as portas para quem nunca foi ao teatro. Trata-se da Ação de Formação de Espectadores, que disponibilizará ônibus ‘leva e traz’ para jovens e adultos que moram na periferia poderem ir até o centro da cidade, contribuindo para a formação de público e, ao mesmo tempo, transitar pela região, rica em cultura e história. Este público terá entrada gratuita disponibilizada. As associações de bairro podem entrar em contato pelo telefone (11) 95959-1106 para terem mais informações e agendar a ida ao teatro.

“A arte transforma a vida das pessoas e o projeto tem essa função: o de levar sonhos e concretizá-los através da memória afetiva de cada um. Abrir as portas do teatro para um público carente de cultura, com espetáculos inéditos e do repertório do grupo Rádio Ilusão sempre foi nosso propósito”, descreve Jorge Julião, diretor artístico.  

Ensaio aberto do espetáculo inédito Idade de Ouro

No palco, os atores utilizam a interpretação, música e dança para expor suas memórias. Assim, permeadas por personagens como Emília, do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, Dona Benta e Tia Anastácia, por exemplo.  Não se tratam de imitações, mas de um processo de pesquisa que teve início antes da pandemia e que dará vida ao espetáculo.

Elenco de Idade de Ouro

Elenco de Idade de Ouro

Segundo Jorge Julião, a montagem irá representar “as lembranças de quem viveu uma infância sem tecnologia, mas com emoção, fundamentais para hoje e para que as novas gerações entendam a nossa vida e história. “Idade de Ouro” propõe essa reflexão. Momentos que nossa infância nos colocava muito próximo da felicidade”, declara o diretor.

No elenco, atores e atrizes com idades entre 60 e 95 anos, inclusive alguns fazem parte do Rádio Ilusão há mais de 15 anos.

Ensaio aberto do espetáculo inédito Idade de Ouro

A inspiração para Idade de Ouro

“Acreditamos que o teatro é o espaço ideal para que adultos e idosos possam expressar suas emoções, contar os seus causos de vida e mostrar como as coisas eram diferentes no seu tempo. Há papéis para todos! Quanto mais essa diversidade se apresenta, mais rica é a experiência teatral. Queremos, neste projeto, criar um diálogo intergeracional de forma que os idosos possam apresentar seus espetáculos para jovens alunos de escolas públicas e de ONGs, possibilitando que se apropriem de seus territórios físicos e subjetivos, através do exercício da imaginação, revelando que o teatro é uma arte que une e iguala a todos, sem distinções”, esclarece Jorge Julião.

Essa experiência com a cultura, por meio dos três espetáculos, será compartilhada com jovens e adultos da periferia, que terão direito a transporte de ônibus ‘leva e traz’ agendado previamente com a produção, além da entrada gratuita para quem nunca foi ao teatro. Trata-se da Ação de Formação de Espectadores, que disponibilizará ônibus ‘leva e traz’ para jovens e adultos que moram na periferia poderem ir até o centro da cidade, contribuindo para a formação de público e, ao mesmo tempo, transitar pela região, rica em cultura e história. Aliás, para esse público será disponibilizada entrada gratuita. As associações de bairro podem entrar em contato pelo telefone (11) 95959-1106 para terem mais informações e agendar a ida ao teatro.

Grupo Rádio Ilusão

Criado em 1999, o Grupo Rádio Ilusão foi idealizado por meio de um projeto de fomento ao teatro, na Casa da Comédia, no Teatro dos Arcos, coordenado pelo diretor Zé Renato Pécora. A proposta inicial de ser um grupo com artistas aprendizes da maturidade foi se transformando até a formação de um núcleo estável de artistas, que idealiza e monta espetáculos e pesquisa utilizando a linguagem do teatro realista e testemunhal, de forma continuada, sob a coordenação de Jorge Julião.

O grupo é um representante de resistência das artes dramáticas na cidade de São Paulo, através da continuidade de sua pesquisa, a expansão da plateia e integração com a comunidade, com a permanente troca de conteúdo, construção da memória e identidade contemporânea, em especial com temas relacionados com o teatro e a idade madura.

Jorge Julião explica que as marcas registradas do grupo foram definidas a partir de metas qualitativas e quantitativas. Como exemplos, a formação continuada de um núcleo de pesquisa com um grupo de artistas da maturidade, muitos deles juntos há mais de 15 anos, no centro da cidade de São Paulo, atendendo uma demanda importante com a união entre o teatro e a educação, com espetáculos que são apresentados para pessoas de várias faixas etárias.

Ministra aulas para grupos da Maturidade em São Paulo desde 2009, como Associação dos Funcionários Públicos e Centro do Professorado Paulista. Atualmente lidera a turma Feliz Idade, no Shopping Eldorado.

No Teatro Commune, trabalha com o Grupo Rádio Ilusão onde convive
com “alunos” que o ensinam constantemente tolerância, respeito, interesse e ousadia.

Ficha Técnica – Idade de Ouro

  • Direção: Jorge Julião
  • Assistente de Direção: Cristina Vilella
  • Direção musical: João Soran
  • Cenografia e Figurino: Nani Catta Preta
  • Músico: João Soran
  • Bailarina: Mônica Gouvêa
  • Produção: Anderval Areias

Elenco Grupo Rádio Ilusão

Adriana Paes de Barros, Aloisio Silva, Aracy Godinho, Bellis Dulce, Carmem Santana, Cecilia Monteiro, Elena Gelado, Elsa Melo, José Bebber, Leda Maria, Magda Muniz, Maria Cleide Poço, Marilia Calina, Mercedes BarrioNuevo, Miriam Alves, Nani Catta Preta, Reico Yamaguti, Vera Lúcia Amaro, Zely Shalders, Zelia Carpanez.

Serviço – Idade de Ouro

A estreia da nova comédia dramática acontecerá no dia 6 de maio, às 16h, no Teatro Commune, localizado na Rua da Consolação, 1.218 (ao lado da estação Mackenzie do Metrô e do TRT). Assim, a temporada do espetáculo ocorrerá entre os dias 6 de maio e 25 de junho, sendo apresentado aos sábados e domingos, também às 16h.

O espetáculo tem uma duração aproximada de 1h10 e a classificação indicativa é para maiores de 10 anos. Aliás, os ingressos para a peça estão disponíveis a preços acessíveis, sendo R$ 40,00 para a entrada inteira e R$ 20,00 para a meia entrada.

Associações interessadas em assistir ao espetáculo podem entrar em contato pelo número (11) 95959-1106 para obter mais informações e organizar a ida ao teatro. Ademais informações gerais sobre a peça, é possível entrar em contato com o Teatro Commune pelo telefone (11) 3476-0792. Portanto, essa é uma ótima oportunidade para aproveitar um programa cultural de qualidade e prestigiar o talento local.


Gostou de “Ensaio aberto do espetáculo inédito Idade de Ouro“? Compartilhe!

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads