Saúde

Acupuntura na Odontologia: CROSP destaca os benefícios

Publicidade Google Ads

Acupuntura na odontologia: CROSP destaca seus benefícios. Leia agora e descubra como melhorar sua qualidade de vida

Acupuntura na Odontologia
Acupuntura na Odontologia. Imagem Freepik

Acupuntura na odontologia: CROSP destaca seus benefícios. Leia agora e descubra como melhorar sua qualidade de vida

As terapias integrativas estão cada vez mais inseridas dentro dos tratamentos Odontológicos. Atualmente, seis especialidades fazem parte dessa opção terapêutica, entre elas a Acupuntura. No dia 23 de março, Dia Mundial do Acupunturista, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) destaca os benefícios do método terapêutico realizado nos atendimentos dos Cirurgiões-Dentistas especializados em Acupuntura.

Esta terapia é um método milenar, integrante da medicina tradicional chinesa, em que são introduzidas finas agulhas em determinados pontos do corpo do paciente. Assim, localizados em vias chamadas de meridianos ou canais, por onde circulam a energia Chi ou Qi, que seria responsável pelo equilíbrio ou homeostase do organismo.

Utilização na Odontologia

Na Odontologia, a Acupuntura foi reconhecida como especialidade em 2015, por meio da Resolução CFO 160. De acordo com o presidente da Câmara Técnica de Acupuntura do CROSP, o Cirurgião-Dentista Dr. Hélio Sampaio Filho, o método terapêutico é bastante popular no Oriente e, a partir da década de 70, ganhou espaço no Ocidente.

“Foi muito importante esse reconhecimento, pois aumentou a procura por este tipo de tratamento que, na China, já era conhecido há mais de 6 mil anos, mas no Ocidente há muito menos tempo. A Odontologia foi uma das últimas ciências da saúde a reconhecer a Acupuntura como especialidade. Nós lutamos muito e conseguimos ser reconhecidos com o apoio do CROSP e do CFO”.

A Acupuntura tem diversas indicações,  como para problemas relacionados à Articulação Temporomandibular (ATM), lesões bucais como afta e líquen plano (doença mucocutânea imunomediada), por exemplo, e também para enjoos, xerostomia (boca seca) e muitas outras patologias.

Dr. Hélio, que também é especialista em Periodontia, explica que a Acupuntura auxilia, ainda, no pós-operatório cirúrgico. “Eu posso dizer que a Acupuntura foi um divisor de águas na clínica diária, porque tenho pós-operatórios com qualidades excelentes. E, claro, como são práticas integrativas e complementares, a gente não abandona a medicação que o paciente está tomando. O método terapêutico pode ter grande poder analgésico, além da liberação de mediadores químicos pelo Sistema Nervoso Central (SNC). Por exemplo, tais como serotonina, dinorfina e betaendorfina pela estimulação de alguns pontos específicos”, reforça o especialista.

Acupuntura Auricular

Um dos “braços” da Acupuntura Sistêmica, a Acupuntura Auricular é uma ótima opção terapêutica para o Cirurgião-Dentista por diversos motivos. Então, entre eles a facilidade de diagnóstico, pois a orelha é como se fosse um microssistema que contém um mapa de todo organismo. Aliás, de todos os órgãos, de todos os meridianos e de algumas patologias também, assim como para tratar uma determinada queixa do paciente, ressalta Dr. Hélio.

Além disso, pelo fato de a Auriculoterapia ser na orelha, a terapia pode ser feita na própria cadeira do consultório Odontológico. Segundo o Dr. Hélio, em seus atendimentos ela tem auxiliado com vários pacientes que sentem enjoo na moldagem. Além disso, em pacientes ansiosos que sentem medo das consultas e para problemas relacionados ao bruxismo, por exemplo.

Estudos Científicos

Nos estudos científicos, existem diversas publicações de artigos que comprovam a eficácia da Acupuntura, dentre eles o PubMed, que aponta mais de 40 mil artigos quando a palavra-chave é só Acupuntura. Quando está associada à Odontologia são em média 600 artigos.

Com todos esses avanços da área, Dr. Hélio Sampaio Filho parabeniza todos os Cirurgiões-Dentistas especialistas em Acupuntura pelo extenso trabalho desenvolvido, principalmente aos integrantes da Câmara Técnica de Acupuntura.

Para o presidente do CROSP, Dr. Braz Antunes, a Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho é fundamental. Afinal, ela dá suporte e assessoria à Autarquia no que diz respeito a assuntos técnicos da especialidade. “Nesta celebração do Dia Mundial do Acupunturista, em nome dos Cirurgiões-Dentistas integrantes da Câmara Técnica, parabenizo a todos os especialistas de São Paulo pelo excelente trabalho”.

Sobre o CROSP

Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma Autarquia Federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 170 mil profissionais inscritos.

Além dos Cirurgiões-Dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Auxiliares em Saúde Bucal (ASB), Técnicos em Saúde Bucal (TSB), Auxiliares em Prótese Dentária (APD) e Técnicos em Prótese Dentária (TPD).

Ademais informações: www.crosp.org.br


Gostou de “Acupuntura na Odontologia: CROSP destaca os benefícios”? Compartilhe!

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads