Nossa Região

Ranking do Saneamento 2023: Confira as cidades do ABC

Publicidade Google Ads

Saiba quais cidades do ABC melhoraram suas posições no ranking de saneamento 2023 do Instituto Trata Brasil

Ranking de Saneamento 2023
Ranking de Saneamento 2023

Saiba quais cidades do ABC melhoraram suas posições no ranking de saneamento 2023 do Instituto Trata Brasil

Quatro das sete cidades do ABC paulista aparecem no ranking de 2023 do Instituto Trata Brasil, que lista as 100 cidades brasileiras com melhor índice de saneamento. No entanto, enquanto Santo André, Diadema e São Bernardo melhoraram suas colocações, Mauá teve uma queda de 18 posições em relação ao ranking anterior, ocupando agora a 53ª posição.

Instituto Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma organização sem fins lucrativos criada em 2007 com o objetivo de sensibilizar a população e as autoridades sobre a importância do saneamento básico para a saúde pública e o meio ambiente. Para alcançar seus objetivos, o instituto realiza estudos e pesquisas, produz relatórios e índices que medem a qualidade do saneamento básico nas cidades brasileiras, promove campanhas de conscientização e debate com especialistas e autoridades sobre políticas públicas para o setor.

Além disso, o Instituto Trata Brasil também é responsável por monitorar o cumprimento da Lei do Saneamento Básico e por incentivar o investimento em infraestrutura de saneamento básico. Seu trabalho é fundamental para garantir que a sociedade tenha acesso a serviços de saneamento básico de qualidade e para contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da saúde pública no país.

Saneamento no ABC

Em 2021, Santo André ocupava a 29ª posição do ranking, caiu para a 32ª em 2022 e, neste ano, alcançou a 27ª posição. Diadema teve um movimento semelhante, saindo da 39ª colocação em 2021, caindo para 40ª em 2022 e subindo para a 36ª posição em 2023. Já São Bernardo passou da 55ª posição em 2021, para a 49ª no ano seguinte e, neste ano, está em 43ª.

Por outro lado, Mauá vinha se destacando no ranking de 2021, ocupando a 35ª posição, mas em 2022 caiu para a 48ª e, agora, está em 53ª. A cidade é atendida pela BRK Ambiental, que é responsável pelo serviço de coleta e tratamento de esgoto através de uma concessão de 30 anos, vigente até 2033. Já a distribuição de água é responsabilidade da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá).

Mauá

Embora o índice de saneamento em Mauá tenha caído no ranking de 2023 do Instituto Trata Brasil, a BRK Ambiental afirmou, em nota, que o ranking não reflete apenas seus serviços e que a empresa tem recebido elogios quanto ao serviço de esgoto na cidade. Ainda, informa que a cidade de Mauá, de fato, apresenta um dos melhores indicadores de tratamento de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo. Além disso, está entre os vinte municípios melhores pontuados no ranking. Portanto, essa evolução é resultado de investimentos da BRK que somam R$ 264 milhões desde o início da concessão.

Assim, a evolução dos serviços na cidade se atribui aos investimentos da BRK Ambiental, que somam R$ 264 milhões desde o início da concessão (2011). Segundo a empresa, em 2011, apenas 4,72% do volume de esgoto gerado em Mauá era tratado, enquanto em 2022 esse índice foi elevado para 89%. Além disso, a parcela da população com coleta de esgoto aumentou de 83% em 2011 para os atuais 92,89%. Aliás, tais resultados contribuem para que a BRK Ambiental tenha sido premiada na publicação ‘Casos de Sucesso & Inovação e Tecnologia’.

Sobre o Ranking

O Instituto Trata Brasil baseia seu ranking em dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), gerenciado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

As informações fornecidas pelo SNIS são relevantes para avaliar o setor de saneamento no Brasil. Indicadores considerados, por exemplo, como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Além disso, investimentos em saneamento básico, perdas de água e investimentos em perdas de água.

A partir desses dados, é elaborado um ranking das 100 maiores cidades do país em termos de saneamento básico. Sendo assim, o objetivo do ranking é estimular a melhoria da qualidade do saneamento básico nas cidades brasileiras.


Gostou de “Ranking do Saneamento 2023: Confira as cidades do ABC”? Compartilhe!

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads