Saúde

YUNA: transição de cuidados abrange diferentes faixas etárias

Publicidade Google Ads

Jovem, adulto ou idoso em reabilitação de lesão medular ou acolhimento paliativo são alguns dos atendimentos realizados em clínicas de transição de cuidados, como a YUNA

YUNA: transição de cuidados abrange diferentes faixas etárias
YUNA: transição de cuidados abrange diferentes faixas etárias. Foto: Divulgação

Jovem, adulto ou idoso em reabilitação de lesão medular ou acolhimento paliativo: alguns dos atendimentos realizados em clínicas de transição de cuidados, como a YUNA

Diferentes casos de reabilitação de pacientes por incapacidade temporária ou definitiva são tratados em clínicas de transição de cuidados, como a YUNA, e garantem o tratamento específico a cada situação ou nova realidade. Jovem, adulto ou idoso em reabilitação de lesão medular ou acolhimento paliativo, exemplificam alguns dos atendimentos realizados em clínicas de transição de cuidados.

Uma paciente jovem com diagnóstico de Astrocitoma anaplásico, por exemplo, necessita de cuidados paliativos. Trata-se da reafirmação sobre a vida e a morte como processos naturais e que tem o objetivo de integrar os aspectos psicológicos, sociais e espirituais à questão clínica de cuidado do paciente. Não se trata de apressar ou adiar a morte, mas oferecer um sistema de apoio para auxiliar a família a lidar com a doença, em seu próprio ambiente.

Tratamentos

A meta de tratamento é ressignificar o sentido da morte e a valorização emocional. “Durante a elaboração dos medos e o sofrimento familiar, onde as ligações afetivas são as principais responsáveis pelos seus recursos de enfrentamento, são desenvolvidas estratégias de valorização dos seus desejos e falas construídas como legado junto aos seus entes queridos. Para exemplificar, uma carta se pode escrever como forma de eternizar as memórias por meio das palavras”, declara Gracy Kelly da Silva Oliveira, psicóloga da YUNA.

Segundo a especialista em cuidados paliativos, esse é um dos maiores desafios em cuidados paliativos. Ou seja, dar voz ao paciente em um cenário de despedida e sofrimento familiar. “Implantamos a ‘última carta” como forma de validar a necessidade de deixar seus anseios a quem a amava”, declara a psicóloga da YUNA.

Outra situação enfrentada foi compreender o prazer que ela tinha nos alimentos preparados pela irmã, principalmente doces (descrito no quadro biográfico). Para atender a esse desejo, com a supervisão do serviço de nutrição, a irmã pode utilizar a cozinha compreensiva para fazer o doce. “Com isso, foram mantidos momentos para desfrutar de prazeres gustativos, uma vez que era um dos principais valores de vida da paciente: ter a troca afetiva através da alimentação”, explica Oliveira.

Quando se fala em cuidados paliativos, se fala em vida. Diante de tantos enfrentamentos, trazer os valores da trajetória de uma pessoa que está em processo de despedida é essencial. “Afinal, é o instante de trazer dignidade para o plano assistencial, valorizar a existência do paciente como um legado, cuidar de seus sentimentos, de suas dores, de sua espiritualidade. Ao mesmo tempo, é preciso amparar a família, acolher o sofrimento e ressignificar o ser humano por meio do que é a eternização da vida: suas memórias”, completa a psicóloga.

Transição de Cuidados

Outro caso comum em transição de cuidados é o atendimento ao paciente após uma lesão medular. Aliás, que sofre com a perda súbita da função neurológica abaixo do nível da lesão. Muitas vezes definida como paraplegia ou tetraplegia, é importante lembrar que a função desenvolvida pela medula interfere não só nos movimentos, mas também nas funções orgânicas, como, por exemplo, o controle da bexiga e do intestino.

A reabilitação do paciente lesado medular visa promover a recuperação neurológica máxima possível e, também facilitar as adaptações necessárias para maior independência e autonomia. Portanto, trabalhado durante todo o processo o ganho de força muscular, estimulação sensorial, cuidados com articulações, controle de tônus muscular e saúde da pele. Além disso, cuidados com as funções orgânicas com a bexiga e intestino são ensinados para que o paciente mantenha seu corpo saudável.

“A equipe multidisciplinar trabalha para atender todos os aspectos da reabilitação, sejam eles biológicos, psíquicos e sociais. À medida que vai se recuperando, a equipe oferece apoio e suporte para que ele enfrente as mudanças provocadas pela lesão ao mesmo tempo que busca recuperar ao máximo sua função neurológica”, esclarece o Dr. Luca Adan, fisiatra da YUNA.

Já os pacientes crônicos, também conhecidos como de Cuidados Continuados, muitas vezes se beneficiam por estar em uma clínica de transição de cuidados em função de ter sua demanda assistencial diária garantida. Isso se aplica, inclusive, a necessidade de acompanhamento médico para ajuste de medicação e equipe especializada para manejo e gerenciamento das necessidades diárias.

A YUNA e pacientes

“Muito comum pacientes com múltiplas internações hospitalares seguidas manterem-se estáveis e sem necessidade de novos manejos em hospital de agudos após admitidos na YUNA. Como eles passam a contar com acompanhamento médico periódico, enfermagem e equipe interdisciplinar, é possível antever descompensações ou tratar de modo muito precoce mudanças no quadro geral. Inclusive abreviando sua estada e seu retorno ao lar”, explica o Dr. André Daniel Tavares, Médico Clínico Geral e Geriatra, e Diretor Clínico da YUNA.

A YUNA, clínica de transição e reabilitação, oferece suporte completo para pacientes de reabilitação, cuidados paliativos e continuados, atendimento individualizado e assistência transdisciplinar. Mais informações no telefone (11) 3087-3800 ou no site oficial (clique aqui).


Gostou de “YUNA: transição de cuidados abrange diferentes faixas etárias”? Compartilhe!

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads