Caderno Cultural

A Divina Comédia de Dante Alighieri

Publicidade Google Ads

A Divina Comédia é um longo poema narrativo italiano de Dante Alighieri. Iniciado em 1308 e finalizado em 1320, um ano antes de sua morte em (1321). Amplamente considerada a obra preeminente na literatura italiana e uma das maiores obras da literatura mundial . A visão imaginativa do poema sobre a vida após a morte é representação da visão de mundo medieval, conforme esta se desenvolveu na Igreja Ocidental no século XIV. Ajudou a estabelecer a língua toscana, na qual é escrita, como a língua italiana padronizada. Dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.

A narrativa tem como tema literal o estado das almas após a morte e apresenta uma imagem da justiça divina aplicada como punição ou recompensa devida, e descreve as viagens de Dante pelo Inferno, Purgatório e Paraíso (ou Céu), embora alegoricamente o poema representa o caminho da alma para Deus.

Nesse sentido, começando com o reconhecimento e rejeição do pecado (Inferno). Em seguida, pela vida cristã penitente (Purgatório). Por fim, a ascensão da alma a Deus (Paraíso).

Dante baseia-se no católico romano medieval, sua teologia e filosofia, especialmente a filosofia tomista derivada da Summa Theologica de Tomás de Aquino. Consequentemente, a Divina Comédia foi chamada de “a Summa em verso”. Na obra de Dante, o peregrino Dante é acompanhado por três guias: Virgílio (que representa a razão humana ), Beatriz (que representa a revelação divina), e São Bernardo de Clairvaux (que representa o misticismo contemplativo e a devoção a Maria ).

Obra-prima

Erich Auerbach disse que Dante foi o primeiro escritor a retratar os seres humanos como produtos de um tempo, lugar e circunstância específicos. Em contrapartida aos arquétipos míticos ou uma coleção de vícios e virtudes; isso, juntamente com o mundo totalmente imaginado da Divina Comédia, diferente do nosso, mas totalmente visualizado, sugere que se poderia dizer que a Divina Comédia inaugurou a ficção moderna.

Link para Download da Obra Completa, CLIQUE AQUI.

Gostou de “A Divina Comédia, de Dante Alighieri”?

Assine nossa Newsletter e fique por dentro das notícias, assim que publicadas, ou como desejar. Para periodicidade, confira informações no email recebido. Leia mais em nosso Caderno Cultural.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16″ custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”has-text-color has-white-color has-background has-blue-background-color” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Conheça nossos parceiros Entre Séries, Dica App do Dia, Passa de Fase, Rogério de Caro, Graça Decaro, Amorarica, Excelsior Serviços, Blog PS, DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES e Márcio Pinheiro Advocacia

A Divina Comédia de Dante Alighieri
Domenico di Michelino

Este post foi publicado em 10 de janeiro de 2021 13:50

Publicidade Google Ads