Notícias

Código Municipal de Defesa da Mulher em São Caetano

Publicidade Google Ads

Prefeitura de São Caetano do Sul sancionou nesta semana o Código Municipal de Defesa da Mulher e consolida a legislação relativa à proteção e à defesa da mulher no município

Prefeitura sanciona o Código Municipal de Defesa da Mulher em São Caetano do Sul. Foto: Reprodução da Internet/Prefeitura de São Caetano do Sul
Prefeitura sanciona o Código Municipal de Defesa da Mulher em São Caetano do Sul. Foto: Reprodução da Internet/Prefeitura de São Caetano do Sul


Na segunda-feira (17/7), José Auricchio Júnior, prefeito de São Caetano do Sul, sancionou a lei que estabelece o Código Municipal de Defesa da Mulher, consolidando a legislação voltada à proteção feminina no município. Esta medida corrobora o esforço contínuo do Executivo na garantia dos direitos das mulheres. Por exemplo, como o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), a Casa da Gestante, a Delegacia da Mulher e a Patrulha Maria da Penha. “O Código é mais uma ferramenta nessa luta constante”, destaca o prefeito.

O Código

Os vereadores Thai Spinello e Matheus Gianello, que interrompeu seu mandato para liderar a Secretaria Municipal de Planejamento, são os autores do texto. Este segue a estrutura do Código Paulista de Defesa da Mulher (Lei Estadual nº 17.431, de 14 de outubro de 2021), criado pelo deputado estadual Thiago Auricchio. O parlamentar celebra a iniciativa de São Caetano, sendo “pioneira em um tema tão importante”, e espera que isso sirva de exemplo para outras cidades.

O recém-sancionado Código Municipal de Defesa da Mulher de São Caetano é composto por 55 leis, 232 artigos e 10 capítulos. Portanto, ele aborda assuntos diversos como o combate à violência, políticas habitacionais específicas, luta contra a discriminação e preservação da saúde da mulher.

Objetivo

A principal intenção do código é centralizar as leis existentes de defesa e proteção da mulher em um único documento, o que facilita a consulta e a preservação dos direitos femininos. Embora a Constituição Federal assegure a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres, ainda se observa uma profunda discriminação feminina em diversos segmentos da sociedade, tais como mercado de trabalho, política, esportes e imprensa.

Portanto, a consolidação dessas normas no Código Municipal de Defesa da Mulher representa um passo significativo para ampliar a eficácia das 55 leis municipais nele incorporadas, reforçando a proteção e a defesa dos direitos das mulheres em São Caetano do Sul.

Com informações da Prefeitura de São Caetano do Sul.


Gostou de “Código Municipal de Defesa da Mulher em São Caetano”? Compartilhe!

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads