Notícias

Consórcio ABC e Sebrae fecham parceria para Programa Travessia

Publicidade Google Ads

Iniciativa atendeu mais de 100 empresas através de cursos e consultorias; nova fase programa pretende alcançar mais de 500 empreendedores do Grande ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico das sete cidades da região estão lançando o Travessia Grande ABC – Fase 2. A iniciativa é um amplo programa para apoio aos empreendedores informais, MEIs e micro e pequenas empresas, com centenas de horas de qualificação e mentorias e consultorias nos mais diversos temas, visando apoiar os pequenos empreendedores da região na superação dos efeitos econômicos impostos pela pandemia.

Consórcio ABC e Sebrae fecham parceria para Programa Travessia



Segundo o Sebrae, o Grande ABC possui mais de 280 mil pequenos empreendimentos, em sua maioria gravemente afetados pelos efeitos da pandemia, colocando em risco os aproximadamente 625 mil postos de trabalho gerados por estas empresas.

Desta forma, a parceria regional foca no fornecimento de soluções e apoio consultivo aos empreendedores dos setores mais afetados, tanto para o atual momento da fase emergencial com foco específico em controle de despesas e manutenção de faturamento através de vendas na internet, quanto para as aguardadas fases menos restritivas, em que muitas atividades terão que se reinventar e se adaptar à nova realidade.

Os setores contemplados pelo Travessia para o primeiro semestre foram indicados pelas Secretarias de Desenvolvimento das sete cidades do Grande ABC. Os setores inicialmente atendidos serão o da Alimentação (barracas, foodtrucks, restaurantes e similares), Beleza (manicures, cabeleireiros e similares), Varejo (lojas, vestuários, acessórios e similares), Confecção e Costura, Escolas (infantis, regulamentadas e cursos em geral), Turismo (guias, monitores, agências e similares) e o setor do Artesanato.

Outros setores também serão completados ainda neste ano, sendo o planejamento de novas turmas, a operação do programa e a medição dos resultados coordenados pelo Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC.

O momento é de união das cidades em apoio às atividades que sustentam o emprego e a renda no Grande ABC, destacou o coordenador do GT de Desenvolvimento Econômico, Fernando Cunha.

“Graças ao engajamento de cada secretaria municipal e do GT, conseguimos costurar e operacionalizar junto ao Sebrae este importante acordo, com 100% dos custos subsidiados pelo Sebrae, em benefício de centenas de empreendedores. Esta iniciativa se soma aos enormes esforços empregados por cada prefeito do Grande ABC no apoio às suas economias, para que não cheguemos a um cenário de verdadeiro colapso social pela falta de oportunidades de renda em nossa região”, disse Cunha.

O gerente regional do Sebrae Grande ABC, Paulo Cereda, ressaltou que, diante de mais um momento difícil da economia brasileira, a iniciativa vem ao auxílio de micro e pequenos empreendedores.

“A Fase 2 do Travessia Grande ABC é hoje o principal programa da Regional Sebrae, no oferecimento de um um verdadeiro socorro aos empreendedores da região para este grave momento”, disse Cereda.

Segundo pesquisa com empresários no Estado de São Paulo que participaram de programas similares do Sebrae, 78% desse público manteve ou aumentou seu faturamento, 93,9% das empresas atendidas permaneceram abertas e 93,3% mantiveram seus empregos. “Estes são os números que pretendem alcançar na região”, afirmou Cereda.

A primeira turma do Travessia Grande ABC – Fase 2 será direcionada para todos os setores econômicos e terá início em 15 de abril, com foco na travessia da atual fase emergencial. A partir de maio serão iniciadas as turmas estruturadas por setores econômicos.

A programação completa e as inscrições para todas as turmas deverão ser realizadas na página da Escola de Governo do Consórcio ABC. Dúvidas e mais informações também poderão ser esclarecidas por meio do Whatsapp no número (11) 4433-4278.

Gostou de “Consórcio ABC e Sebrae fecham parceria para Programa Travessia?

Então, aproveite e assine nossa newsletter e seja noticiado assim que publicarmos novas matérias! Ah, leia mais sobre o que acontece no ABC Cidades todo dia no Grande ABC.

[jetpack_subscription_form subscribe_placeholder=”Digite seu endereço de e-mail” show_subscribers_total=”true” button_on_newline=”false” submit_button_text=”Registrar-se” custom_font_size=”undefinedpx” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”has-undefinedpx-font-size” email_field_classes=”has-undefinedpx-font-size” show_only_email_and_button=”true”]
Publicidade Google Ads
Paula Santinati

Sou uma jornalista de 21 anos e quero te trazer informações que te façam refletir e ter novas perspectivas. Já existe muita injustiça no mundo, você não acha? Quando eu puder defender aqueles que acho que estão certos, farei. Com a minha coluna, pretendo mostrar e explicar acontecimentos e curiosidades sociais que definiram o mundo como ele é hoje.