Curativo a vácuo: solução para cuidado e manejo de feridas; técnica utiliza curativo especial para criar pressão negativa no local da ferida
Recentemente, o Dr. Marco Aurélio Silvério Neves, ortopedista e traumatologista especializado em cirurgia de quadril e joelho, foi convidado a participar do BioskillsLab de Ortopedia y Cirurgia Plástica, realizado na Flórida, EUA. O evento promovido pela 3M teve como objetivo reunir um grupo de ortopedistas e cirurgiões plásticos para discutir as inovações em soluções para o cuidado e manejo avançado de feridas em pacientes.
A terapia de pressão negativa, também conhecida como curativo a vácuo é uma técnica que utiliza um curativo especial para criar pressão negativa no local da ferida. Esse tipo de curativo consiste em aplicar uma camada de espuma absorvente coberta por um filme transparente. Assim, conectado a um sistema de sucção que retira o ar do interior do curativo, gerando a pressão negativa.
Amplamente utilizada nas cirurgias ortopédicas e nas artroplastias (substituição de articulações), pode se aplicar o curativo a vácuo para promover a cicatrização de feridas após procedimentos cirúrgicos para reduzir o edema (inchaço). Além disso, reduzir o acúmulo de fluídos, estimular a formação de tecido saudável e melhorar a circulação sanguínea local. “Além de todos esses benefícios, ela pode auxiliar na redução de complicações pós-operatórias”, ressalta Dr Marco Aurélio.
Segundo o ortopedista, a técnica pode ser utilizada para diversas situações nas cirurgias ortopédicas. Por exemplo, entre elas no tratamento de feridas pós-operatórias, deiscências (abertura da incisão cirúrgica), infecções e lacerações de tecidos moles. Assim, já nas artroplastias, ela pode auxiliar na prevenção de infecções, na cicatrização de feriadas e na redução de complicações pós-operatórias.
Aliás, importante ressaltar que o uso da terapia de pressão negativa deve ser indicada e supervisionada por profissionais de saúde. Ademais, a saber, como cirurgiões ortopédicos ou especialistas em curativos avançados, um estomaterapeuta. “Cada caso é único e requer avaliação individualizada para determinar se essa abordagem terapêutica é adequada para o paciente”, destaca o médico.
Dr Marco Aurélio S. Neves, ortopedista e traumatologista, especializado em próteses de quadril e joelho.
Pioneiro no Brasil em técnicas avançadas para realização de cirurgias de prótese de quadril e de joelho. Aliás, conta com especialização em Ortopedia e Traumatologia (2001) e em Cirurgia do Quadril e do Joelho (2002 e 2003), pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC – FMUSP).
O grande diferencial do médico são as bases tecnológicas aplicadas na prótese de joelho, o uso de guias customizadas feitas sob medida para cada paciente, por meio de impressão 3D, aumenta a precisão da cirurgia, otimizando os resultados. Então, na cirurgia de prótese de quadril, pioneiro na utilização da via anterior é a única que possibilita o método verdadeiramente não invasivo (AMIS), preservando músculos e tendões.
A realidade aumentada e a robótica para diminuir a agressão da cirurgia e permitir uma recuperação mais rápida também já são uma realidade. Um dos pioneiros no Brasil em técnicas avançadas para realização de cirurgias de prótese de quadril e de joelho.
Especializações em centros de referência em cirurgia ortopédica do mundo, entre eles: Presbyterian Hospital Plano (Texas, Estados Unidos, 2004), Hospital Jan Palfij (Gent, Bélgica, 2006), Clinic Dr. Decker (Munique, Alemanha, 2006), The Steadman Clinic (Vail, Estados Unidos, 2009), South West London Orthopaedic Center (Inglaterra, 2013), Le Centre Médico Chirurgical Paris V (Paris, França, 2015).
Ademais informações, acesse drmarcoaurelio.com.br e siga o Instagram @drmarcoaurelio.ortopedia e Linkedin marco-aurelio-silverio-neves.
Conheça nossos canais (Whatsapp, Telegram, Facebook): jornalgrandeabc.com/redes-sociais
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Sobre os Termos de Privacidade