Saúde

Em 2030, o Brasil pode ser o 5° com mais crianças acima do peso

Publicidade Google Ads

Em 2030, o Brasil pode ser o 5° com mais crianças acima do peso: Especialista explica alguns fatores apontados em estudo feito pela OMS

Em 2030, o Brasil pode ser o 5° com mais crianças acima do peso. Foto de Christopher Williams/Unsplash
Em 2030, o Brasil pode ser o 5° com mais crianças acima do peso. Foto de Christopher Williams/Unsplash

Conforme apontado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil pode se tornar o quinto país com a mais elevada porcentagem de crianças e adolescentes com excesso de peso até 2030. O crescimento do sedentarismo e da obesidade entre os adolescentes brasileiros é algo que pode ser evidenciado em diferentes estudos.

Para o Dr. Marco Aurélio Silvério Neves, ortopedista e traumatologista especializado em cirurgia de quadril e joelho, o crescimento do sedentarismo está ligado diretamente ao crescimento da obesidade entre os adolescentes brasileiros. “Pesquisas indicam que as mudanças ocorridas nos padrões alimentares nas últimas décadas, como o aumento do consumo de açúcares simples, alimentos industrializados e ingestão insuficiente de frutas e hortaliças, estão diretamente associadas ao ganho de peso dos adolescentes”, desta.

Anúncios

Atividade Física

Outro ponto fundamental a ser destacado é a redução progressiva da prática de atividade física. Então, combinada ao maior tempo dedicado às atividades de baixa intensidade, como assistir televisão, usar computador e jogar videogame, também tem contribuído para o aumento de peso dos jovens. “É importante acrescentar que as variáveis relacionadas ao padrão alimentar e de atividade física devem ser priorizadas nas intervenções voltadas para a prevenção da obesidade entre adolescentes”, reforça o especialista.

Dr. Marco Aurélio explica que o excesso de gordura no organismo pode ser nocivo para as articulações. “Isso ocorre porque a gordura agride a cartilagem que reveste as juntas e o excesso de peso sobrecarrega as articulações. Os membros inferiores são os mais afetados, como quadril, tornozelo e joelho”, esclarece.

Assim, ainda de acordo com o médico, em geral as pessoas com sobrepeso correm um risco muito maior de sofrer de dores nas costas e quaisquer problemas musculares ou articulares. “Basicamente, o excesso de peso carregado por uma pessoa obesa coloca pressão e tensão adicionais na coluna. Assim, aumentando o potencial de lesão na coluna e nas costas”, disse o ortopedista. Aliás, destacando que uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos é a receita para que as lesões nas articulações e coluna diminuam.

Anúncios

Sobre o Dr. Marco Aurélio S. Neves

Dr Marco Aurélio S. Neves, ortopedista e traumatologista, especializado em próteses de quadril e joelho. Pioneiro no Brasil em técnicas avançadas para realização de cirurgias de prótese de quadril e de joelho.  Conta com especialização em Ortopedia e Traumatologia (2001) e em Cirurgia do Quadril e do Joelho (2002 e 2003), pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC – FMUSP).

O grande diferencial do médico são as bases tecnológicas aplicadas na prótese de joelho e o uso de guias customizadas. Aliás, feitas sob medida para cada paciente. Ademais, por meio de impressão 3D, aumenta a precisão da cirurgia, otimizando os resultados. E na cirurgia de prótese de quadril, é pioneiro na utilização da via anterior. Aliás, é a única que possibilita o método verdadeiramente não invasivo (AMIS), preservando músculos e tendões.

A realidade aumentada e a robótica para diminuir a agressão da cirurgia e permitir uma recuperação mais rápida também já são uma realidade. Um dos pioneiros no Brasil em técnicas avançadas para realização de cirurgias de prótese de quadril e de joelho.

Especializações em centros de referência em cirurgia ortopédica do mundo, entre eles: Presbyterian Hospital Plano (Texas, Estados Unidos, 2004), Hospital Jan Palfij (Gent, Bélgica, 2006), Clinic Dr. Decker (Munique, Alemanha, 2006), The Steadman Clinic (Vail, Estados Unidos, 2009), South West London Orthopaedic Center (Inglaterra, 2013), Le Centre Médico Chirurgical Paris V (Paris, França, 2015).

Para mais informações, acesse drmarcoaurelio.com.br e siga o Instagram @drmarcoaurelio.ortopedia e Linkedin marco-aurelio-silverio-neves.

Anúncios

Gostou de “Em 2030, o Brasil pode ser o 5° com mais crianças acima do peso”? Compartilhe!

Publicidade Google Ads