Notícias

Imposto de Renda 2022: Confira dicas para deduzir os gastos no IRPF

Publicidade Google Ads

Neste ano de 2022, o contribuinte terá a chance de receber parte do valor pago com impostos por meio da restituição do Imposto de Renda. Esses tipos de descontos são conhecidos como deduções e ajudam a diminuir o valor do tributo ou conceder uma restituição do seu IR.

Para receber desconto ou restituição do Imposto de Renda 2022 faz-se necessário levar em consideração regras e parâmetros estabelecidos nas deduções dos brasileiros que precisam fazer a declaração. A declaração do Imposto de Renda pode ser feita entre 02 de março e 30 de abril.

Pensando em mudar de carreira ou se preparar melhor para entrevistas de emprego? Conheça a RC Locus, referência em Recrutamento & Seleção, em todos os níveis.

Em relação aos gastos, eles levam em consideração regras e parâmetros estabelecidos pelo órgão federal. Veja lista de gastos:

  • Saúde
  • Educação
  • Previdência privada
  • Dependentes
  • Contribuições do INSS
  • Pensão alimentícia
  • Doações

Em relação aos gastos com saúde, são os realizados para tratamento hospitalares, cirurgias plásticas, fisioterapia, planos de saúde, tratamentos dentários, cadeiras de rodas e etc. No caso de gastos com educação, que são deduzidos no Imposto de Renda 2022, eles compreendem as despesas com educação superior, ensino médio e fundamental, além do ensino técnico e outros similares.

Já quando utilizados para previdência privada o cálculo do IR pode reduzir em até 12%. Quando os gastos são realizados com pensão alimentícia, ela só é dedutível se for estabelecida em decisão judicial e somente o valor determinado. As doações no âmbito federal, estadual ou municipal, o contribuinte pode direcionar até 6% do imposto para esses fundos. Neste caso em específico, esse valor vai ser abatido do imposto pago.

Conheça todos nossos canais (Whatsapp, Telegram, Facebook, Buscador): https://jornalgrandeabc.com/inicio/nossas-redes-sociais/

Ao realizar a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve usar o sistema da Receita Federal para realizar a operação é necessário seguir alguns passos. Veja como fazer:

  • Acessar o site da Receita Federal
  • Ir para a opção “meu Imposto de Renda”
  • Escolher o serviço a ser realizado
  • Informar os gatos que podem ser deduzidos no IR

Por meio do portal, o contribuinte pode ter acesso aos seguintes serviços: declaração, instruções sobre o preenchimento, retificação, multa, download do programa, além de outras funções. Para realizar o preenchimento só é necessário ter acesso a um dispositivo móvel, computador ou certificado digital.

Com informações de JC Concursos/UOL


Conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Mais Vagas no Grande ABC

Gostou de “Imposto de Renda 2022: Confira dicas para deduzir os gastos no IRPF”?

Foto: Shutterstock

Assine nossa Newsletter e receba nossas publicações em seu email assim que estiverem online em nosso site. Aproveite e leia sobre Carreiras e Trabalho, com os ensinamentos de Rogério de Caro. Veja também as Últimas Notícias. Conheça nosso site para o Rio de Janeiro, o Jornal Grande Rio.

[jetpack_subscription_form subscribe_placeholder=”Digite seu endereço de e-mail” show_subscribers_total=”true” button_on_newline=”true” submit_button_text=”Registrar-se” custom_font_size=”undefinedpx” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”has-undefinedpx-font-size has-text-color has-white-color has-background has-blue-background-color” email_field_classes=”has-undefinedpx-font-size” show_only_email_and_button=”true”]
Publicidade Google Ads