Notícias

Imposto de renda 2023: saiba como evitar a malha fina

Publicidade Google Ads

Imposto de renda 2023: saiba como evitar a malha fina
Imagem: Divulgação

Imposto de renda 2023: Especialista ensina como contribuintes com pendências tributárias podem sair das garras do Leão

Estamos prestes a começar o fim de semana do tão aguardado Carnaval, que não foi festejado nos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19. Mas, enquanto aproveitamos as prévias da folia de rua, esse tempo também pode ser bem usado para reunir os documentos para a declaração do Imposto de Renda (IR) 2023. Assim, evitar cair nas garras do Leão por conta de informação equivocada, por exemplo. 

Organizar previamente os documentos ajuda a não esquecer dados importantes ao declarar o IR. Nesse sentido, o contador e Prof. Me. Paulo César, de Ciências Contábeis do Unipê, diz que alguns dos principais erros cometidos no procedimento são. Por exemplo, a omissão de receitas, diferenças entre valores pagos e declarados, omissão de imposto retido na fonte, digitação errada, declarar rendimento em ficha errada, esquecer de declarar os dependentes (ou confundir alimentado e dependente), dedução errada de despesas médicas, gastos com educação, entre outros. 

Caí na malha fina! E agora? 

“Quando o contribuinte é pego na análise da Receita Federal, o órgão o notifica para que ele possa verificar as causas da malha fina e possa, no primeiro momento, efetuar uma Declaração Retificadora, objetivando possivelmente corrigir as inconsistências”, orienta Paulo. 

Então, e os prejuízos por trás de cair nas garras do Leão? Além do empecilho de ter que fazer uma Declaração Retificadora confirmando informações que não foram colocadas na declaração original, segundo Paulo, se se confirmarem as inconsistências apontadas na malha, o contribuinte será passível de pagamento de mais imposto. 

“Caso as inconsistências permaneçam e o mesmo detenha documentação comprobatória, ele deverá aguardar uma nova notificação da Receita Federal para que compareça a uma de suas unidades para efeito de sanar os erros apresentando a documentação, ou até mesmo deverá abrir o e-Processo para enviar a documentação”, coloca. 

Para saber se você está na malha fina antes de fazer a declaração do IR 2023, acesse o menu e-Cac no site da Receita Federal. Portanto, basta usar o CPF e a senha do portal e-Gov. Lá, acesse a aba “Meu Imposto de Renda”. Então, aqui é possível ver o processamento de sua declaração, inclusive a verificação de malha fina. “Podendo, ainda, resolver algumas situações no mesmo portal”, acrescenta Paulo. 

Imposto de Renda 2023

A Receita Federal não divulgou ainda novidades, especialmente sobre o programa gerador do IR. Mas Paulo comenta que até agora, para 2023, tem-se falado que este será o primeiro ano em que pessoas que recebem 1,5 salário mínimo mensal terão que pagar o imposto. 

“Isso é fruto da junção entre a tabela do IR, sem atualização desde 2015, e o valor atual para o salário mínimo aprovado pelo Congresso Nacional. Em relação ao prazo, permanece sendo o mesmo do primeiro dia útil do mês de março até as 23h59 de 31 de maio”, pontuou. 

Sobre o Unipê

Fundado em 1971, o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê possui conceito 5 pelo MEC, conforme avaliação in loco de recredenciamento presencial e credenciamento EAD. Aliás, sendo a única instituição privada do estado a conquistar este feito, solidificando-se entre as melhores do país. Assim, o Unipê é reconhecido pela sua contribuição para o desenvolvimento da Educação no Brasil e na Paraíba, tendo um forte tripé de ensino, pesquisa e extensão em sua comunidade.

A Instituição oferta cursos de graduação, presenciais e a distância, e pós-graduação (lato stricto sensu) em diversas áreas do conhecimento. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, e reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: www.unipe.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.  

Conheça nossos canais (Whatsapp, Telegram, Facebook): jornalgrandeabc.com/redes-sociais


Gostou de “Imposto de renda 2023: saiba como evitar a malha fina”? Compartilhe!

Então, aproveite e leia sobre Carreiras e Trabalho, com os ensinamentos de Rogério de Caro. Aliás, veja também as Últimas Notícias. Ademais, conheça nosso site para o Rio de Janeiro, o Jornal Grande Rio.

Sendo assim, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads