Educação e Cultura

Seminário sobre educação em tempo integral em Diadema

Publicidade Google Ads

Seminário sobre educação em tempo integral em Diadema: Município é referência nacional na ampliação de jornada e conteúdo educacionais

Seminário sobre educação em tempo integral em Diadema. Imagem: Divulgação
Seminário sobre educação em tempo integral em Diadema. Imagem: Divulgação

Diadema vai sediar, nos dias 4 e 5 de outubro, o ciclo de seminários “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”.

Promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, o evento ocorre por meio de ciclos de debates em todas as regiões do Brasil com o objetivo de ampliar a oferta de educação em tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil, como prevê o Plano Nacional de Educação instituído pela Lei 13.005/2014.

Os seminários serão presenciais e realizados em Cuiabá (MT), Belém (PA), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Diadema (SP), entre agosto e outubro de 2023. A conferência de abertura será no dia 1º de agosto de forma virtual, com transmissão ao vivo, às 19h, pelo canal do MEC no YouTube.

Diadema é referência

Diadema foi uma das cinco cidades selecionadas pelo Governo Federal para receber o evento, por ser referência na ampliação da jornada e conteúdo disponibilizados aos estudantes, por meio de programas como o Mais Educação, que utiliza equipamentos públicos como espaços para formação dos estudantes e ampliação da permanência das crianças nas escolas; o Adolescente Aprendiz, que visa elevar a escolaridade, a qualificação profissional e a preparação para o acesso ao ensino superior por meio de atividades realizadas no contraturno escolar; e o Creche Lugar de Criança, que já reduziu em 40% a fila de vagas para creches, que passou de quase 3.000 crianças em janeiro de 2021 para 1.765 em maio de 2023.

“Educação em tempo integral não é só aumentar o tempo de permanência dos estudantes nas escolas. É preciso uma educação que olhe a criança como um cidadão de direitos, que a ajude a promover seu senso crítico, que dialogue com as diferentes áreas do conhecimento”, afirmou a secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches. “É sob esse ponto de vista, com essa perspectiva e esse desejo que os programas de educação em Diadema são pensados e executados. Receber o evento do MEC nos lembra disso, desse nosso compromisso, e nos desafia a sempre melhorar o nosso trabalho”, completou a secretária.

Dados de Diadema

Atualmente, Diadema atende 8.371 crianças em creches, 8.196 estudantes na Educação Infantil e 11.669 no Fundamental I. Assim, a cidade conta com 61 Emebs (creches próprias e Ensino Fundamental I) e 32 creches conveniadas.

Programação – Ciclos de debates presenciais:

Centro-Oeste – Cuiabá (MT) – 3 e 4 de agosto
Norte – Belém (PA) – 23 e 24 de agosto
Nordeste – Recife (PE) – 13 e 14 de setembro
Sul – Porto Alegre (RS) – 27 e 28 de setembro
Sudeste – Diadema (SP) – 4 e 5 de outubro

Ademais informações, acesse https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/julho/mec-debate-programa-escola-em-tempo-integral

Texto: Álvaro Bodas


Gostou de “Seminário sobre educação em tempo integral em Diadema”? Compartilhe!

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads