TeCh

Terceira idade digital: pandemia impulsiona uso de tecnologia

Publicidade Google Ads

Envio de mensagens e interatividade por redes sociais, serviços bancários e compras pela internet ganharam mais adeptos da terceira idade (digital).

A pandemia de Covid-19 ampliou o número de idosos nas plataformas tecnológicas.

Sou Bernadete Druzian e conto neste episódio do Falando de Tecnologia, como a vida digital passou a fazer parte da rotina de pessoas que usavam o celular só mesmo na sua função original: fazer ligações.

Pandemia e era digital

Que a pandemia propôs formas para reinventar as rotinas diárias não é novidade para ninguém. Além disso, quem estava fora do mundo tecnológico entrou de cabeça e se deu bem.

Muitos idosos viram nos apps de mensagens ou redes sociais a chance de estreitar laços com familiares e amigos rompidos pelo distanciamento.

Os números chegaram às alturas: 89 POR CENTO dos usuários da internet acima de 60 anos fizeram chamadas de voz ou por vídeo durante a pandemia.

E 84 POR CENTO deles usaram redes sociais para se distrair.

Terceira Idade digital: Conectados

Anteriormente, quem relutava lançou mão dos apps para realizar serviços bancários, pagar contas ou compras e ficar bem protegido dentro de casa.

O índice praticamente dobrou: de 40 para 77 POR CENTO na comparação com 2019.

Os dados são da pesquisa Painel TIC Covid-19, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Para especialistas, o acesso ao mundo digital começou como questão de sobrevivência e tudo indica que se incorporou nos hábitos dos idosos tanto quanto na rotina dos veteranos adeptos da tecnologia na palma da mão.

Terceira idade digital

Jorge Costa, professor da Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Rio de Janeiro pondera que a solidão tem um peso maior na vida dos idosos o que passou a ser essencial se voltar para essa necessidade de inclusão.

Sendo assim, muitas pessoas recorreram aos filhos e netos para aprender a explorar os recursos dos smartphones, e muitos gostaram tanto, que procuraram aulas online nas mesmas plataformas que aprenderam a fazer lives com amigos e familiares.

Por exemplo, compras em lojas virtuais, pagamentos em plataformas financeiras e o novo Pix são os preferidos de gente como Maria da Conceição, de 72 anos, moradora de Fortaleza.

Então, ela dá uma dica: basta seguir o passo a passo que dá certo. É como uma receita de bolo.

“Terceira idade digital: pandemia impulsiona uso de tecnologia” com informações de Rádio2.

Gostou da matéria “Terceira idade digital: pandemia impulsiona uso de tecnologia”?

Assine nossa Newsletter e fique por dentro das notícias, assim que publicadas, ou como desejar. Para periodicidade, confira informações no email recebido. Então, aproveite e leia mais sobre Tecnologia.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16″ custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”has-text-color has-white-color has-background has-blue-background-color” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]
Publicidade Google Ads