Vacinação nas empresas amplia oferta do imunizante para os trabalhadores e vem somar com as demais ações já em andamento, como busca ativa de faltosos e vacinação extramuro
Com o intuito de ampliar a adesão dos trabalhadores à campanha de vacinação contra a Covid-19 e Influenza, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificou em julho uma estratégia de vacinação extramuro: ir até as empresas do município para aplicar os imunizantes nos trabalhadores durante o horário de expediente.
O secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva, explica o motivo da estratégia. “Temos um compromisso com a vida, por isso, buscamos sempre encontrar soluções para aumentar a cobertura das vacinas, já que sabemos que essa é a forma mais eficaz de evitar o adoecimento da população”, explica o secretário. “Pensando nos trabalhadores, decidimos ampliar a parceria com as empresas do município a fim de facilitar o acesso desse público aos imunizantes. Acreditamos que todos saem ganhando: o trabalhador porque se protege contra doenças, a empresa porque evita afastamentos e garante sua produtividade e a saúde pública porque evita, de modo geral, o surgimento de novos vírus e/ou surtos”, completa.
No dia 28 de julho, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Casa Grande realizou vacinação nas empresas da região. A ação também foi realizada no dia 20. No total, foram aplicadas 581 doses, sendo 254 doses de meningocócica C, 180 de Influenza e 147 da vacina da Covid-19.
Em 12/07, a UBS Ruyce, foi até a empresa Lipson, onde aplicou 112 vacinas de reforço (bivalente) contra a covid-19 e 121 contra a influenza. Os funcionários da Lavanderia DBS também foram contemplados com 68 doses de bivalente e 76 de influenza.
A gerente da UBS Casa Grande, Geisa Souza Zorzanx, explica que esse tipo de ação não é de agora. “Nós estabelecemos essa parceria com a empresa e não é o primeiro ano que fazemos vacinação lá. De tempos em tempos, conforme tem campanha, organizamos essa atividade e vai uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem e um administrativo para fazer todo o registro”, relata. “Assim já fazemos a atualização das vacinas de Covid-19 e gripe. Esse ano, conseguimos ter também oferta da vacina de meningite, como estratégia local”, afirma Geisa.
Outra unidade que também já realizou vacinação dentro de uma empresa foi a UBS Serraria. Na empresa Delga foram aplicadas 192 doses de reforço da vacina bivalente da Covid-19 e 140 doses de influenza. Na empresa Castor, além de imunização foi ofertado aos trabalhadores a possibilidade de realizar o teste rápido de hepatites, como parte das ações do Julho Amarelo. Assim, se aplicou 40 doses de vacina de influenza, 25 doses da bivalente e realizados 32 testes rápidos de hepatites B e C.
Outras sete grandes empresas do município já se mostraram interessadas em realizar vacinação nas suas instalações. Os empresários que tiverem interesse em ofertar vacinação no horário de trabalho, podem entrar em contato com a Coordenação da Vigilância à Saúde. Dessa forma, pelo telefone (11) 4043-8234, para verificar os trâmites internos para viabilizar a ação.
O município se mantém alerta aos índices de vacinação e está engajado na missão de fortalecer o Programa de Imunização e evitar que doenças imunopreveníveis (que pode ser evitada ao aplicar a vacina) voltem a surgir ou se tornem risco de saúde pública, como a poliomielite, sarampo, meningite e rubéola, entre outras. Saiba mais em: https://portal.diadema.sp.gov.br/saude-de-diadema-alerta-sobre-a-importancia-de-manter-a-vacinacao-em-dia/.
Para ampliar a adesão às campanhas de vacinação e aumentar a cobertura das vacinas ofertadas na rotina, Diadema desenvolve diversas estratégias, entre elas, busca ativa, uso de carro som, vacinação sem agendamento e por livre demanda. A Prefeitura realiza ainda vacinação extramuros, vacinação em escolas e Dia D com abertura das unidades em alguns finais de semana, além de sensibilização sobre a importância da vacinação nos eventos promovidos pela Gestão e nas mídias sociais da Prefeitura.
O município tem realizado reuniões temáticas semanais, dentro do Programa “Saúde no Território”, com a presença do secretário e representações do governo para dialogar com a comunidade sobre as necessidades de saúde da população e também conscientizar os munícipes sobre a importância da coparticipação no cuidado à saúde.
Outro ponto que vem sendo trabalhado é discutir, nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde, o risco da reintrodução das doenças para que, junto com a participação da população, a gestão consiga levar a sensibilização para espaços como igrejas, escolas e associações de moradores ou de bairros.
Para conferir o cronograma completo de vacinas disponíveis no SUS para faixa etária da vida (crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes), acesse https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.
Por Tatiana Ferreira
Ademais, conheça nossos canais (Whatsapp, Telegram, Facebook): jornalgrandeabc.com/redes-sociais
Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!
Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Sobre os Termos de Privacidade