Notícias

Conta de luz impulsiona queda da inflação nas capitais em janeiro

Publicidade Google Ads

A inflação nas quatro semanas de janeiro deste ano ficou em 0,27%, abaixo da taxa de 1,07% registrada no mesmo período de dezembro de 2020. Em boa parte, queda se deve à conta de luz, esta impulsiona o índice para baixo.

Em todas as sete capitais do país, onde o IPC-S Capitais, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal das Capitais é apurado pela Fundação Getúlio Vargas, o indicador caiu na mesma comparação. São elas:  Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Porto Alegre e Salvador. Já em relação à semana de 22 de janeiro, apenas Brasília registrou taxa mais alta.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2).  A tarifa de eletricidade residencial foi a que mais contribuiu para a queda da inflação nas quatro semanas do mês passado. Depois veio a queda nos preços das frutas, dos artigos de higiene e cuidado pessoal e dos calçados.

Em contrapartida, os itens que mais subiram em janeiro foram passagem aérea, gasolina, conselho e associação de classe e combo de telefonia, internet e TV por assinatura.

E ainda falando sobre economia, o IBGE informou nesta terça que a indústria brasileira não pára de crescer após os meses de março e abril de 2020, por causa da pandemia de covid-19. 

Depois disso, nos oitos meses seguidos, a  produção industrial só registrou alta. Em dezembro de 2020 cresceu 0,9%, na comparação com o mês anterior. O setor já acumula um avanço de 41,8% nesses oito meses. 

Veículos automotores, reboques e carrocerias seguem como maiores influências para o resultado. Nos oito meses encerrados em dezembro, a atividade acumulou expansão de 1.308%, e eliminou a perda de 92,3% registrada em março e abril do ano passado.

Em parceria com Agência Brasil.

Gostou de “Conta de luz impulsiona queda da inflação nas capitais em janeiro“?

Assine nossa Newsletter e receba nossas publicações em seu email. Aproveite e leia mais notícias do Brasil.

Indústria Textil ,SENAI CETIQT – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Planta piloto de tecelagem. Indústria Textil
Publicidade Google Ads