Caderno Cultural

Manifesto do Partido Comunista

Publicidade Google Ads

O Manifesto do Partido Comunista está dividido em um preâmbulo e quatro seções, a última delas uma curta conclusão. A introdução começa: “Um espectro está assombrando a Europa – o espectro do comunismo. Todas as potências da velha Europa firmaram uma aliança sagrada para exorcizar esse espectro”. Ressaltando que os partidos em todos os lugares – incluindo aqueles no governo e na oposição – lançaram a “crítica marcante do comunismo” uns nos outros, os autores inferem disso que os poderes constituídos reconhecem o comunismo como um poder em si.

Em seguida, a introdução exorta os comunistas a publicarem abertamente seus pontos de vista e objetivos, para “enfrentar esta história infantil do espectro do comunismo com um manifesto do próprio partido”.

Primeira Seção

A primeira seção do Manifesto, “Burgueses e proletários”, elucida a concepção materialista da história, de que “a história de todas as sociedades até então existentes é a história das lutas de classes”. As sociedades sempre assumiram a forma de uma maioria oprimida explorada sob o jugo de uma minoria opressora. No capitalismo , a classe trabalhadora industrial, ou proletariado , engaja- se na luta de classes contra os proprietários dos meios de produção , a burguesia. Sendo assim, esta luta terminará em uma revolução que reestrutura a sociedade, ou a “ruína comum das classes em conflito”.

A burguesia, através da “revolução constante da produção e perturbação ininterrupta de todas as condições sociais” emergiu como a classe suprema da sociedade, deslocando todos os antigos poderes do feudalismo. Portanto, a burguesia explora constantemente o proletariado por sua força de trabalho, criando lucro para si e acumulando capital. No entanto, ao fazer isso, a burguesia serve como “seus próprios coveiros”. O proletariado inevitavelmente se tornará consciente de seu próprio potencial e subirá ao poder por meio da revolução, derrubando a burguesia.

Segunda Seção

“Proletários e comunistas”, a segunda seção, começa afirmando a relação dos comunistas conscientes com o resto da classe trabalhadora. O partido comunista não se oporá a outros partidos da classe trabalhadora, mas ao contrário deles, expressará a vontade geral e defenderá os interesses comuns do proletariado mundial como um todo, independente de todas as nacionalidades. Então, a seção segue defendendo o comunismo de várias objeções, incluindo alegações de que defende a prostituição comunal ou desincentiva as pessoas de trabalhar.

A seção termina delineando um conjunto de demandas de curto prazo. Por exemplo, um imposto de renda progressivo; abolição de heranças e propriedade privada; abolição do trabalho infantil; educação pública gratuita; nacionalização dos meios de transporte e comunicação; centralização do crédito por meio de um banco nacional; expansão de terras públicas, etc.. Nesse sentido, a implementação resultaria no precursor de uma sociedade sem estado e sem classes.

Terceira Seção

A terceira seção, “Literatura Socialista e Comunista”, distingue o comunismo de outras doutrinas socialistas prevalentes na época. Todavia, estas sendo amplamente categorizadas como Socialismo Reacionário; Socialismo conservador ou burguês; e Socialismo e Comunismo Crítico-Utópico. Embora o grau de reprovação em relação às perspectivas rivais varie, todos são rejeitados por defenderem o reformismo e por não reconhecerem o papel revolucionário preeminente da classe trabalhadora.

“Posição dos comunistas em relação aos vários partidos da oposição”, a seção conclusiva do Manifesto, discute brevemente a posição comunista sobre as lutas em países específicos em meados do século XIX, como França, Suíça, Polônia e Alemanha. Este último “na véspera de uma revolução burguesa” e prevê que uma revolução mundial virá em breve. Por fim, termina declarando uma aliança com os socialistas democráticos, corajosamente apoiando outras revoluções comunistas e apelando para uma ação proletária internacional unida – “Trabalhadores de todos os países, uni- vos!”.

Baixe Manifesto do Partido Comunista

Link para download da obra, clique aqui.

Gostou de Manifesto do Partido Comunista?

Assine nossa Newsletter e fique por dentro das notícias, assim que forem publicadas, ou como desejar. Portanto, confira informações no email recebido. Leia mais no Caderno Cultural.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16″ custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”has-text-color has-white-color has-background has-blue-background-color” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Conheça nossos parceiros Entre Séries, Dica App do Dia, Passa de Fase, Rogério de Caro, Graça Decaro, Amorarica, Excelsior Serviços, Blog PS, DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES e Márcio Pinheiro Advocacia

Manifesto do Partido Comunista

Publicidade Google Ads