Medicamentos vencidos devem ter descarte adequado

O descarte adequado de medicamentos vencidos ou que deixaram de ser usados deverá ser totalmente implantado no Brasil, até junho de 2022.

A medida foi regulamentada em decreto assinado no ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro, que marcou Dia Mundial do Meio Ambiente.

Foi estipulado o prazo de dois anos, para que fabricantes e distribuidores de remédios adotem as medidas necessárias.

Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, apontam que cerca de 30 mil toneladas de medicamentos são jogadas fora todos os anos no Brasil.

Além de poluir o solo e os lençóis freáticos, eles podem ser ingeridos ou animais ou até por pessoas que consumirem água contaminada.

Para que seja feito o descarte correto, deverão ser instalados pontos de coleta em farmácias, drogarias e outros estabelecimentos.

A determinação é para que haja pelo menos um ponto fixo de recebimento a cada dez mil habitantes.

Eles servirão para que a população possa descartar remédios vencidos ou que deixaram de ser usados, a fim de garantir que tenham uma destinação ambientalmente adequada.

A expectativa é que as ações comecem a ser adotadas ainda este ano. 

“Medicamentos vencidos devem ter descarte adequado” com informações de Rádio2.

Continue lendo após a publicidade abaixo

Gostou de “Medicamentos vencidos devem ter descarte adequado“?

Então, assine nossa Newsletter. Não deixe de comentar logo abaixo também. Leia mais sobre Sustentabilidade.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”false” custom_background_button_color=”#a30000″ custom_font_size=”16″ custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”has-text-color has-white-color” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]
Medicamentos vencidos devem ter descarte adequado
Photo by Pixabay on Pexels.com
Continue lendo após a publicidade abaixo