Colunistas

Os pets e o calor

Publicidade Google Ads

Estamos nos aproximando das estações mais quentes do ano, e alguns cuidados devem ser tomados com os pets e o calor.

Os animais possuem poucas glândulas sudoríparas, sendo assim, o controle da sua temperatura é feito pela respiração. Por isso em dias mais quentes é comum que os animais fiquem mais ofegantes.

Algumas raças de cães são mais sensíveis a temperaturas elevadas, principalmente pela dificuldade de perder calor. Animais de pelo longo, de porte grande e cães braquicefálicos podem apresentar problemas na regulação da temperatura.  Cães braquicefálicos são aqueles que apresentam vias áreas curtas, ou seja, cães de focinhos curtos (buldogues, shih-tzu, boxer, pugs), por tal motivo tem mais dificuldade perder calor pela respiração. Para estas raças, aconselhamos evitar passeios nos horários mais quentes do dia. O aumento excessivo da temperatura corporal (hipertermia) pode ocasionar danos irreversíveis à saúde do animal.  Animais com sobrepeso, com doenças cardíacas importantes também devem  seguir as mesmas recomendações.

Sempre devemos avaliar a temperatura do chão (ruas, calcadas. areia) antes de colocar seu pet. Os cães não usam sapatos e suas almofadinhas são suas únicas proteções ao piso quente. Mas elas, assim como nossos pés não suportam o chão quente e podem sofrer queimaduras. Uma dica é sempre colocar seu pé descalço no chão e verificar se a temperatura é suportável.

Animais de pelagens muito claras, animais considerados albinos, ou sem pelos devem receber a aplicação de protetores solares apropriados para pets e indicados pelo veterinário.  Estes produtos irão proteger áreas sensíveis como pontas de orelhas e narinas que sob efeito de radiação solar  podem apresentar lesões como neoplasias.

Em dias quentes sempre leve um suporte com água e ofereça com frequência ao animal. Se ele cansar respeite seu limite e procure um local fresco e com sombra para que ele se recupere.

Dias ensolarados fazem bem a todos, mas sempre com cautela. Aproveitem o passeio! Saiba mais.

Jornal Grande ABC

O Jornal Grande ABC é feito para você, e por vocês. Nossos colaboradores e jornalistas estão todos dias buscando novidades e matérias. Assim, produzindo material especial para nossos leitores. Nosso foco são as cidades de Mauá, Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Santo André. Além disso, cobrimos o que acontece no Brasil e no Mundo, incluindo esporte, entretenimento e tecnologias.

Não possuímos nenhuma vinculação política ou partidária. Da mesma forma, sem ligações com outras mídias já existentes na região. Nossa fundação se deu em 07 de Setembro de 2020. Desde então, cada dia estamos crescendo e chegando em mais dispositivos e usuários. Por isso, nossa maior satisfação é entregar material de qualidade para nossos leitores. Portanto, cada nova visita e comentário, nos dão mais fôlego para seguirmos firmes e fortes neste projeto.

Quer receber mais notícias, em qualquer momento? Assine nossa Newsletter, basta inserir seu e-mail logo abaixo, e receba as publicações todos os dias.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”true” button_on_newline=”false” custom_font_size=”16″ custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”has-text-color has-theme-white-color has-background has-theme-red-background-color” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

É um prazer ter você conosco. Aproveite para deixar comentário aqui embaixo. Salve nosso Site. Volte Sempre!

Publicidade Google Ads
Ana Paula R. Couceiro

Médica Veterinária , Clinica geral de pequenos animias Mestre em epidemiologia animal e Doutora em Ciências pela Usp. Desenvolvimento de pesquisas com zoonoses bacterianas e micobaterias, e biologia molecular Lattes http://lattes.cnpq.br/2427310930264777 Whatsapp (11) 96123-4039