Negócios

Quatro dicas para se livrar das dívidas em 2021

Publicidade Google Ads

Rodrigo Cohen, investidor profissional (CNPI-T) e co-fundador da Escola da Investimentos, é quem explica como acabar com o endividamento e aumentar o seu patrimônio a longo prazo; Confira quatro dicas para se livrar das dívidas.

Rodrigo Cohen. Quatro dicas para se livrar das dívidas em 2021. Foto: Divulgação

O endividamento é um problema recorrente na vida de muitas pessoas e inúmeras são as causas que levam as pessoas a contraírem dívidas, como o consumo excessivo, falta de renda,  empréstimos e má administração financeira. E, uma vez endividado, o mais difícil é sair dessa situação e controlar as finanças. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias endividadas no Brasil alcançou 67,3% do total em março deste ano, uma alta de 0,6 ponto percentual em relação a fevereiro e de 1,1 ponto em comparação a março de 2020. Mas, afinal, o que fazer para se livrar do endividamento?

Pensando em como ajudar os brasileiros a se livrarem das dívidas em 2021, Rodrigo Cohen, investidor profissional (CNPI-T) e co-fundador da Escola de Investimentos – instituição online lançada com o objetivo de democratizar o conhecimento do assunto e torná-lo acessível para todos -, aponta, a seguir, algumas dicas para que elas acabem com esse problema e consigam gastar seu dinheiro de maneira mais assertiva:

1. Compre sempre à vista

De acordo com Rodrigo, uma das coisas mais importantes para evitar o endividamento é comprar, sempre que possível, à vista. “A melhor forma de você não se endividar é comprando o que você pode, o que está dentro da sua realidade e não parcelar”, explica. “As parcelas de diversas compras podem se acumular de mês em mês e, com isso, gerar uma dívida significativa, impossibilitando assim, a conquista de novas mercadorias e novos produtos”, completa.

2. Busque aprender mais sobre Educação Financeira

A educação financeira tem um papel fundamental para ajudar as pessoas a evitarem o endividamento e, de acordo com o investidor, existem dois caminhos muito importantes a serem dados nesse sentido. “O primeiro é gastar menos do que você ganha e, para isso, se faz muito importante ter um controle financeiro e fazer um planejamento mensal, com números reais, com quanto é o seu salário e quanto você está gastando ao longo do mês”, comenta Cohen. O segundo passo, de acordo com o especialista, é o turning point, ou seja, a virada de jogo. “Isso acontece quando elas se capacitam e ganham cada vez mais, saem da zona de conforto e buscam um ganho proporcional ao que elas querem gastar ou ao que elas precisam gastar”, explica.

3. Guarde dinheiro e tenha uma reserva de emergência 

Rodrigo ressalta que, em paralelo a esses dois pontos citados acima, as pessoas também precisam guardar uma parte de seu dinheiro todo mês. “É muito importante fazer uma reserva de emergência e separar um dinheiro para investir, seja na compra de carteira de ações, gradativamente, em um fundo de investimentos ou até em tesouro direto, entre outras opções”, completa.

4. Caso contraia as dívidas, renegocie

Outra forma de se livrar das dívidas, uma vez que elas forem contraídas, é a renegociação. E, na hora de negociar, é fundamental saber quais taxas estão cobrando e ficar atento ao número de parcelas proposto. “É importante que você coloque suas dívidas maiores em parcelas menores, para que você consiga pagar logo. Nesse momento, você não poderá comprar nada novo, não poderá gastar com nada a mais. Porém, em compensação, quando acabar, você vai ter aprendido a não se endividar novamente e a comprar só o que você realmente pode e consegue pagar”, afirma o co-fundador da Escola de Investimentos.

O especialista ressalta que, seguindo essas dicas, é possível acabar com o endividamento e, ainda, se tornar um investidor. “O importante é você conseguir tirar da sua frente essas dívidas e ter uma visão a longo prazo, para que possa se tornar, também, um investidor e construir seu patrimônio a partir disso, evitando gastar com besteira e, com isso, ter uma vida boa, feliz e plena. Ter uma visão de futuro é aumentar, cada vez mais, seu patrimônio para você e sua família”,  finaliza. 

Para mais informações sobre educação financeira ou inscrições nos cursos da Escola de Investimentos, basta entrar no site da instituição ou seguir o perfil de Rodrigo (@rodrigocohenoficial) e da escola no Instagram (@escoladeinvestimentosoficial).

Sobre Rodrigo Cohen

Formado em engenharia elétrica/computação, Rodrigo Cohen virou trader em tempo integral em 2013, quando tirou seu certificado de analista técnico de investimentos e entrou para o mercado financeiro em 2000. Idealizador da Escola de Investimentos e criador do método O Grande Plano, é responsável pela transformação de mais de 28 mil pessoas comuns em investidores nesse mercado. Atualmente, suas redes sociais (Youtube e Instagram) já somam mais de 730 mil seguidores e mais de 23 milhões de visualizações em 2020, com conteúdo prático que já gerou resultados gratuitamente para milhares de pessoas. Rodrigo trabalhou como analista na XP Investimentos e teve passagens pelo Portal do Trader e Rico Investimentos.

Gostou de “Quatro dicas para se livrar das dívidas em 2021?

Então, aproveite e assine nossa newsletter e seja noticiado assim que publicarmos novas matérias! Ah, leia mais sobre o que acontece nas cidades do Grande ABC. Confira nosso parceiro Dica App do Dia.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”true” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]
Publicidade Google Ads